Foram três dias de encontro, 400 inscritos, debates e grupos de trabalho com a participação de blogueiros e ativistas de todos os estados.
A quinta edição do encontro terminou com a aprovação de uma carta com a qual todos se comprometem. Os blogueiros repudiam o governo ilegítimo que se instalou no Brasil no último dia 12.
Entre os temas que mais preocupam e que serão combatidos pela mídia alternativa estão: manifestar repúdio à intervenção ilegal dos golpistas na EBC; denunciar o caráter machista e preconceituoso que expulsa as mulheres do centro do poder; mostrar que mulheres, jovens negros, trabalhadores que lutam pela reforma agrária e povos indígenas são vítimas imediatas da escalada autoritária; lutar contra o desmanche dos programas sociais; resistir ao desmonte da Previdência Social; denunciar as intenções autoritárias do novo Ministro da Justiça; denunciar juízes que atuam como militantes partidários; lutar contra a ameaça de retrocessos no Marco Civil da Internet; lutar contra as tentativas de entregar o Pré-Sal às multinacionais e apoiar os esforços da Frente Brasil Popular.
Por unanimidade, uma Comissão Nacional de Blogueiros Barão de Itararé foi eleita e este blog se tornou membro representando o estado de Rondônia.