No fundo as coisas têm seu plano secreto, embora nós não entendamos

No fundo as coisas têm seu plano secreto, embora nós não entendamos

image

Era uma vez um dia qualquer para o médico que entrou num sebo em São Paulo em busca de um livro interessante.

René Mendes começou a explorar o acervo pela letra A e assim conheceu a obra Madeira Mamoré, O Vagão Dos Esquecidos, do escritor rondoniense Antônio Cândido da Silva.

É a única que conta a história da lendária ferrovia em versos.

O médico aposentado que também é escritor como especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho, em visita à Porto Velho, lembrou do autor do livro e pediu um encontro ao Superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar.

Por caso ou destino, os escritores se conheceram na Vila Candelária e degustaram o peixe mais saboroso da cidade.
Eles visitaram pontos turísticos, trocaram livros e experiências literárias.

image

O estudioso trouxe o livro que havia adquirido no sebo para que o autor autografasse.

“A forma como meu livro chegou até a ele, num sebo, em um grande centro, como o tocou e promoveu este encontro é uma das coisas incríveis que acontecem na vida da gente.”, disse o imortal da Academia de Letras de Rondônia.

Perfil do René Mendes

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina (1971). Especialista em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1974). Especialista em Medicina do Trabalho, Associação Nacional de Medicina do Trabalho/Associação Médica Brasileira (1975). Mestre em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1975). Doutor em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1978). Livre-Docente em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1986). Professor-Titular de Medicina Preventiva e Social, Universidade Federal de Minas Gerais (1991). 40 anos de experiência profissional, havendo trabalhado e ocupado cargos de direção na Fundacentro (1972-1976); CETESB (1976); Ministério da Saúde (Brasília, 1977, 1990/91); Ministério do Trabalho (Brasília, 1990); Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo (1987); Organização Pan-Americana de Saúde, (Washington, 1982-1984) e Organização Internacional do Trabalho (São Paulo e Lima, 1987-1989). Foi Professor Assistente-Doutor da UNICAMP (1977-1991); Professor Visitante da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University (Baltimore, EUA, desde 1983); Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFMG (Belo Horizonte, 1991-1997). Atualmente aposentado, colaborando em caráter voluntário. Cerca de 180 trabalhos publicados na forma de artigos em periódicos, resumos em anais de congressos, teses de pós-graduação, capítulos de livros, autoria, edição ou organização de livros, com destaque para o tratado Patologia do Trabalho , atualmente em 2 volumes de 1.000 páginas cada, que conta com a colaboração de 76 co-autores e colaboradores. Vida associativa dedicada a entidades científicas e associativas de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador, estaduais (São Paulo e Minas Gerais); nacional: Associação Nacional de Medicina do Trabalho ANAMT, da qual foi seu Presidente. Consultor de organizações públicas e privadas, com extenso portfólio de consultorias internacionais, mediadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Envie seu Comentário

comments