A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) não é a primeira, nem será a última parlamentar a se distrair com o celular em reuniões que são determinantes para o futuro de seus eleitores, mas o flagra jornalístico serve como puxão de orelhas para que evite o comportamento irresponsável e infantil.
Não era uma reunião qualquer, nem com qualquer pessoa. Segundo noticiou a coluna Painel Político, era pra tratar da “discussão sobre reforma e duplicação da BR 364, reforma do aeroporto de Porto Velho e a finalização da construção dos aeroportos de Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena e o início das obras do aeroporto de Ariquemes.”
Estavam presente outros parlamentares da bancada federal e estadual de Rondônia, o Ministro dos Transportes Maurício Quintella Lessa e representantes da Agência Nacional de Avião Civil – ANAC.
Não tem desculpa o tempo gasto com o celular, conforme mostra o vídeo divulgado.
O deputado estadual Léo Moraes também não resistiu a uma espiadinha, mas segundo o jornalista Carlos Terceiro, presente na reunião em Brasília, Mariana Carvalho chamou atenção pelo tempo em que ficou distraída com o debate virtual.
É um flagra de cena comum de parlamentares não só em reuniões, mas em votações importantes para o país.
O deputado Aliel Machado (Rede-PR), que foi um dos 65 integrantes da comissão especial da Câmara que analisou o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, disse que recebeu mais de 30 mil mensagens no aplicativo WhatsApp, enquanto participava de sessão no Congresso.
O deputado disse que seu Smartphone travou com tantas mensagens, mas isso não lhe tirou a concentração. De fato, foi dele um dos discursos mais contundentes na votação do relatório.
A imprensa vem noticiando há muito tempo a desproporcional dedicação dos parlamentares no celular, pois todos alegam que estão trabalhando ao fazer uso do aparelho.
Mas, a ‘selfiemania’ que atinge o parlamento não deixa dúvidas e já foi motivo de duras críticas e flagras jornalísticos bizarros.
Imagine o prejuízo desse hábito numa empresa! Tem horas que os parlamentares esquecem que estão trabalhando e que nós pagamos o salário.
E, por falar em Selfie, a deputada tucana é adepta do vício. Basta conferir em seus canais digitais.