Jornalista no Oriente Médio abraça causa humanitária e ajuda refugiados no Brasil

Jornalista no Oriente Médio abraça causa humanitária e ajuda refugiados no Brasil

image

A jornalista brasileira Lú Braga, por meio do seu blog (www.nasegundaalucomeca.com), abraçou uma causa humanitária, de interesse mundial e prepara para lançar nas próximas semanas, onde vive, em Beirute, capital do Líbano, a camiseta Habibi, que em árabe significa “Meu Amor”.

Cada camiseta será vendida por 30 dólares e parte da renda será destinada aos trabalhos voltados aos refugiados de todas as nacionalidades, que estão vivendo no Brasil. São Paulo será a primeira cidade atendida, depois, outras cidades brasileiras serão contempladas, como Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Porto Velho (RO), entre outras. No Brasil, as camisetas poderão ser adquiridas por meio da loja online, que será disponibilizada no blog.

Conhecida pelo seu engajamento em causas sociais no Brasil e no Exterior, a brasileira propões que o resultado das vendas seja revertido para compra de bicicletas, que serão doadas aos refugiados, possibilitando que eles tenham mobilidade. A iniciativa, com um cunho muito forte de responsabilidade social, visa também, além de fortalecer a sustentabilidade no Brasil, proporcionar ao refugiado, autonomia. Ele poderá utilizar a bicicleta como meio de transporte, como por exemplo, ir ao trabalho, na hora do lazer, e ao mesmo tempo, incluir na sua rotina diária, uma atividade física.

As primeiras doações serão destinadas a Adus, um Instituto de Reintegração do Refugiado, com sede na capital paulista, que desenvolve trabalhos voltados aos refugiados que estão no Brasil. A Adus atua em parceria com solicitantes de refúgio, refugiados e pessoas em situação análoga ao refúgio para sua reintegração à sociedade, buscando sua valorização e inserção social, econômica e cultural. Por meio de suas ações, o instituto visa superar os obstáculos para a reintegração dos refugiados, ajudando-os a garantir autonomia e as ferramentas necessárias para que possam buscar sua própria inserção na sociedade.

A iniciativa surgiu devido ao fato da jornalista viver no Oriente Médio e acompanhar de perto, o drama vivido por refugiados sírios, que fogem diariamente da guerra civil, que já completou cinco anos de conflitos e não tem data para acabar. Os sírios buscam recomeçar suas vidas em outros países, entre eles, o Brasil. Hoje, aproximadamente nove mil pessoas estão refugiadas no Brasil, divididas em 79 nacionalidades. Desde de 2010, os números de solicitações por refúgio no Brasil vêm crescendo.

No último mês de abril, o Brasil registrou um aumento de 127% de refugiados reconhecidos. Eles somam um total de 8.863 pessoas. Os dados são do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), que também ressalta que os sírios formam a maior comunidade de refugiados reconhecidos no Brasil ( 2.298). Os angolanos ocupam o segundo lugar (1.420), depois vem os colombianos (1.100), congoleses (968) e os palestinos (376).

Com esses dados do CONARE, a jornalista resolveu colocar em prática sua iniciativa e contribuir com essa causa humanitária, que preocupa não só o Brasil, mas o mundo inteiro.

Lú Braga é considerada uma das blogueiras brasileiras mais influentes no Oriente Médio. No Líbano, no segmento blog, seu trabalho foi o primeiro veículo de comunicação em língua portuguesa no país. Baseada em Beirute, a brasileira circula ainda por outros países árabes, além de ter um grande público no Brasil, na África e Europa.

O blog é voltado para a comunidade de língua portuguesa, ele apresenta o Brasil em toda a sua diversidade, com todas as suas cores, costumes e suas raízes. A jornalista retrata de uma forma bem dinâmica, a rotina de uma brasileira em terras árabes, promove de forma efetiva os trabalhos de profissionais do Brasil, fortalecendo os laços entre os povos lusófonos nos quesitos social, cultural, econômico, entre outros.

A jornalista Lú Braga consegue fazer uma forte promoção de profissionais e marcas brasileiras no mercado internacional, contribuindo de forma efetiva com a promoção do Brasil nos mais diferentes segmentos, como o caso da Marinha do Brasil, que está no Líbano em missão de paz da ONU. A Marinha é retratada pela jornalista, no blog, de uma forma muito positiva, fazendo com que o seu público entenda, numa linguagem muito simples e dinâmica, o real papel do Brasil na missão de paz. Dentro de uma linguagem das novas mídias, o seu trabalho quebra paradigmas e fortalece parcerias em ações de responsabilidade social no Brasil e no Exterior.

Fonte: Dino Notícias

Envie seu Comentário

comments