TEMER NÃO SE ENXERGA
O presidente interino, Michel Temer, agradeceu o apoio de cerca de 5% dos entrevistados que votariam nele pra presidente, mas diz que não cogita disputar a reeleição em 2018.
Ele teve a coragem de declarar isso, após o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), defender que ele participe da disputa, pois seria o candidato mais forte pra vencer Lula que lidera isoladamente as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018.
Maia falou isso, porque Michel Temer cresceu de 1% para cerca de 5% nas pesquisas, com a margem de erro, após dois meses de governo. Caso a aprovação de seu governo seja boa em 2018, Lula estaria em dificuldades para encarar o interino antipático.
Podem rir à vontade.
PROTESTOS NO PAÍS
No último domingo, manifestantes contra a volta da presidente Dilma e contra a permanência de Michel Temer foram às ruas. Segundo a polícia, os manifestantes e o que viram todos os olhos que a terra há de comer, ambos foram menores.
Só que o apoio ao governo interino, inegavelmente foi menor. Ao que parece, muitos já não querem ser confundidos com os que pedem cadeia só pra corruptos do PT e que partem para agressões verbais e físicas contra qualquer pessoa que use vestimenta vermelha ou se declare de esquerda.
De novo, como sempre, manifestantes de direita, ensandecidos, tentaram impedir a atriz Letícia Sabatela, ativista contra o golpe, de transitar nas ruas que acham que são donos.
De novo, como sempre, Bolsonaro e Alexandre Frota ocuparam destaque na manifestação da direita.
De novo, como sempre, grupos com faixas e cartazes pediram intervenção militar para restabelecer a ordem no país.
SÓ HOMENS NA DISPUTA
Em Porto Velho, até agora nenhum candidato a prefeito prestigiou uma mulher como vice. A única que se insinuou à disputa majoritária, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) desistiu sem explicações convincentes.
Ao defender o governo interino criticado por não nomear mulheres aos ministérios, a deputada disse que não basta ser mulher para ocupar espaços de poder, tem que ter competência.
Será que os candidatos dos partidos que estão na disputa pensam como Mariana, que não há uma mulher competente para estar na vitrine da política?
Bom, considerando que o irmão da deputada é candidato a vereador e não tem no currículo uma mega trajetória de sucesso, ao menos não em alguns empreendimentos, o que impera como critério ao acesso na política, necessariamente, não é a competência.
Talvez, no silêncio de sua alcova, a deputada compreenda como é difícil para uma mulher fazer o que deseja.
VILHENA SURPREENDE
Reduto sulista considerado machista, o Cone Sul tem sido o paraíso das mulheres na política. Em duas cidades (Vilhena e Chupinguaia), elas despontam como favoritas. Em Cabixi, uma ex-primeira dama também pode levar o pleito. Em Colorado do Oeste, a petista Mariley Novaki deve entrar na briga e, em Cerejeiras, a atual vice, Lisete Marth, será mantida na função. Se são melhores que os homens, aí o tempo dirá, mas as garotas da região com certeza são mais arrojadas…
ENTRE LOBOS
Outro jovem herdeiro de legado político, o deputado estadual Léo Moraes (PTB) teve seu nome confirmado na convenção do PTB como candidato à prefeitura da Capital.
Diferentemente, da deputada Mariana e do irmão dela, Léo é articulado, circula em todos os meios e tanto na Câmara quanto na Assembleia Legislativa, exerceu mandatos com uma postura propositiva e progressista. É um sujeito ‘maneiro’, que se posiciona na defesa dos Direitos Humanos, da Cultura e milita contra a redução da maioridade.
Mas…
O problema é a frente partidária que o apoia, formada pelo PP, PRP, PSC e PPS, que de progressistas só têm a letra na sigla.
Sem contar com o líder do seu partido, o deputado réu na Ação Penal 644 que investiga o chamado “Escândalo das Sanguessugas”, o evangélico Nilton Capixaba, ele vem com o apoio dos líderes partidários e principais articuladores no Congresso, Jair Boslonaro e Marcos Feliciano.
Será que ele consegue manter a personalidade progressista com uma turma dessa?
MINON
Começa dia 3 e termina dia 7, na comunidade ribeirinha de Nazaré, em Porto Velho/RO, a XVII Conferência do Comitê Internacional para uma Nova Museologia/MINOM.
A escolha foi feita durante a última conferência do MINOM que aconteceu em Cuba na cidade de La Havana em outubro de 2014.
Nazaré sediará o primeiro museu ribeirinho do Estado de Rondônia que tem como base os pressupostos da museologia social.
A iniciativa parte da comunidade com apoio da Universidade Federal de Rondônia por meio do Programa de incentivo a Extensão Universitária – PROEXT que é financiado pelo Ministério da Educação.
INFRAERO NEGA ÁGUA
Contrariando o compromisso com a saúde pública, a Infraero, que é uma empresa pública, retirou o bebedouro do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira.
Não só pessoas em trânsito aéreo utilizavam a água gratuita, mas os cidadãos que praticam caminhadas na pista que dá acesso ao aeroporto.
Em matéria no site Rondoniaovivo, “O encarregado de Segurança Operacional da INFRAERO em Porto Velho, Juscelino Moraes, explicou que a retirada do bebedouro se deu por dois motivos; um deles o uso indevido.”
Quem quiser se hidratar, terá que comprar água mineral, que no aeroporto é mais cara.
“As pessoas entravam no saguão e lavavam a cabeça no local reservado para tomar água. Além disso, uma senhora sempre quebrava o equipamento. Foram tantos os danos que o bebedouro quebrou de vez e nós não estamos com orçamento para comprar outro”, explicou Moraes.
Como frequentadora do espaço, digo que vi várias vezes, os seguranças o tempo todo de olho no celular. É só colocar pra trabalhar e cuidar do espaço comum, que ninguém estraga o bebedouro.