No G1 – “Verás que um filho teu não foge à luta”. O refrão do Hino Nacional ilustra bem a disposição do público, estudantes e militares durante a noite desta quinta-feira (7) em Porto Velho.
Mesmo sob uma chuva densa, com ventos fortes e o frio, além da queda temporária da energia elétrica, os espectadores permaneceram firmes na avenida e mantiveram a programação do desfile.
Na ocasião também houve protesto contra o governo de Michel Temer. A Polícia Militar (PM) não divulgou a quantidade de pessoas que compareceu ao espaço da Avenida Imigrantes, mas a expectativa, segundo anunciado na última quarta-feira (6), era de 10 mil.
Para garantir a manutenção da segurança no local, além do policiamento, a organização isolou a avenida com grades e cordões.
Manifestantes e integrantes do movimento ‘Grito dos Excluídos’, organizado pela igreja Católica, se posicionaram em frente ao palanque principal e, com placas, faixas, cartazes e microfone, protestaram contra do governo de Michel Temer, pedindo o afastamento do presidente e a realização de novas eleições.
Segundo a PM, não houve confusão e nem confrontos. Os manifestantes também resistiram à chuva e permaneceram no local do desfile a té o final do evento cívico.
“Os pobres estão sofrendo nas mãos desse governo que trabalha em favor da elite estrangeira, isso tem que mudar”, disse um dos manifestantes enquanto gritava “Fora Temer”.
As forças armadas e a Polícia Militar chamaram a atenção pela organização e apresentação de suas forças, mas o grande destaque foram os estudantes que, ignorando a chuva forte, mantiveram a marcha solene, acompanhados de suas fanfarras, que retornam aos desfiles cívicos com força e competência.
Os alunos da escola militar Tiradentes, sob aplausos do público, abriram os desfiles de escolas.
IMG_4518
Vídeo do blog
IMG_4537
Vídeo do blog