Por Alexandre Santini – Na série House of Cards, o presidente ilegítimo Frank underwood, após ter dado um golpe pra virar vice e outro pra virar presidente, disputa a eleição presidencial. Chega às vésperas da eleição com a popularidade em frangalhos, graves denúncias de corrupção, seu adversário vencendo nas pesquisas, derrota certa.
Aí o que ele faz ? Cria uma guerra! Inventa uma organização islâmica, uma ameaça à segurança nacional, e a pretexto de combatê -la, promove o terror. Como consequência imediata, ocorre o cancelamento do pleito eleitoral em vários estados, e não há como legitimar o resultado da eleição, que acaba ocorrendo de forma indireta pelo congresso meses depois.
Qualquer semelhança é mera coincidência? Temo que não. Estaremos a partir das próximas horas sob intervenção e diante desse dispositivo ocorre suspensão de determinados direitos e garantias constitucionais. Trata-se de situação gravíssima e ao que parece a intervenção no Rio é só a ponta do iceberg de um processo de endurecimento que deve se espalhar pelo Brasil, e que inclui ainda uma possibilidade de conflito militar na fronteira norte com a Venezuela, que contará inclusive com o apoio do exército norte-americano. Nesse contexto, o adiamento ou suspensão das eleições presidenciais não seria algo impossível de acontecer. Talvez tenha chegado a hora de quebrar o vidro e apertar o botão vermelho de emergência…”