PSB lança dez candidatos ao Senado; quatro são mulheres

PSB lança dez candidatos ao Senado; quatro são mulheres

jaa

O PSB terá dez candidatos ao Senado Federal nestas eleições. A estratégia busca fortalecer a atuação do partido no Congresso Nacional, com candidaturas competitivas nas cinco regiões do país.

O partido prioriza a eleição de mulheres para o Senado, com as candidaturas da deputada federal Janete Capiberibe, da senadora Lúcia Vânia, da ex-jogadora da seleção de vôlei Leila Barros, e da atleta olímpica Maurren Maggi.

Lúcia Vânia, de Goiás, e Antônio Carlos Valadares, de Sergipe, buscam a reeleição.

Além de Leila e Maurren, outros seis disputam pela primeira vez um pleito para o Senado. No Pará, o deputado estadual Sidney Rosas, em Rondônia, o ex-prefeito de Ji-Paraná Josualdo Pires, e na Paraíba, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo.

No Piauí, concorre o ex-governador Wilson Martins, e no Rio Grande do Sul, o ex-deputado federal e vice-presidente nacional do PSB Beto Albuquerque.

Confira o perfil de cada candidato:

Antônio Carlos Valadares

Químico industrial e advogado pela Universidade Federal de Sergipe, foi prefeito de Aracaju, deputado estadual reeleito e deputado federal. Governou o Estado na década de 1980. Foi eleito senador da República, em 1994, em primeiro lugar, com expressiva votação. É senador até os dias atuais, reeleito em 2002 (mais uma vez como o mais votado) e em 2011. É reconhecido em Sergipe como o “Senador da Gente”.

Beto Albuquerque

Advogado, é vice-presidente nacional do PSB, seu único partido em mais de 30 anos de vida pública. Em 2014, foi candidato a vice-presidente da República ao lado de Marina Silva. Por quatro mandatos deputado federal, sempre esteve entre os mais votados no Rio Grande do Sul. Foi deputado estadual por duas vezes e secretário de Estado – Transportes e Infraestrutura – em duas ocasiões.

Janete Capiberibe

Janete Capiberibe exerce mandato de deputada federal pela terceira vez. Foi vereadora de Macapá e deputada estadual pelo Amapá por três mandatos. Dedica-se especialmente à defesa dos direitos humanos, com ênfase para comunidades indígenas, e à preservação ambiental. A atividade das parteiras tradicionais, o investimento na educação infantil e a assistência a mulheres escalpeladas são temas destacados de sua agenda parlamentar.

Jesualdo Pires

Formado em Engenharia Civil, Jesualdo Pires chegou a Rondônia em 1983. Foi deputado estadual e prefeito de Ji-Paraná por duas vezes. Com perfil conciliador, fez do município uma referência na atração de indústrias e investimento em infraestrutura.

Leila Barros

Leila Barros é ex-secretária de Esportes do Governo do Distrito Federal. Ela foi considerada uma das melhores atletas do vôlei feminino de sua geração. Leila serviu a seleção brasileira durante uma década, conquistando medalhas em duas Olimpíadas.

Lúcia Vânia

Formada em jornalismo, Lúcia Vânia é senadora pelo Estado de Goiás e disputa a reeleição. Foi primeira-dama do estado entre 1975 e 1979. Desde o início de sua carreira pública, trabalhou pelas causas das mulheres e da educação. Foi a primeira mulher a representar o Estado na Câmara dos Deputados.

Maurren Maggi

Nascida em São Carlos (SP), Maurren Maggi é ex-atleta, saltadora e velocista. Tornou-se o maior nome da história do atletismo feminino do Brasil ao ganhar a medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Sidney Rosa

Administrador, produtor rural e industrial, é deputado estadual reeleito e líder do partido na Assembleia Legislativa no Pará. Ex-Prefeito de Paragominas por dois mandatos (1997 a 2004). Foi reconhecido com diversos prêmios e títulos, entre eles, prêmios Prefeito Empreendedor pelo SEBRAE; Merenda Escolar; Amigo da Criança;e Personalidade Política.

Veneziano Vital do Rêgo

Graduado em Direito, foi vereador e prefeito de Campina Grande (PB) por dois mandatos. Em 2004 foi foi eleito o deputado federal com a maior votação na cidade.

Wilson Martins

Médico especializado em neurologia, foi deputado estadual por três mandatos, secretário de Saúde de Teresina e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina de 1993. Governou o Estado do Piauí entre 2010 e 2014.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Envie seu Comentário

comments