Nesta quinta-feira (19) foi inaugurada em Porto Velho, a Casa de Direitos do Projeto Pana. Porto Velho é uma das capitais que recebem os migrantes através do programa Pana, além de Boa Vista, Recife, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Brasília.
A Casa de Direitos é a sede das do programa Pana, espaço voltado para dar apoio e favorecer a integração de migrantes e refugiados nas cidades envolvidas, é um espaço aberto que propicia o acolhimento, atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial e capacitações. É na Casa de Direitos que trabalhará a equipe técnica que ajuda a desenvolver o projeto com os migrantes.
Na primeira semana de dezembro chegarão a Porto Velho aproximadamente 100 migrantes venezuelanos, que serão distribuídos nas residências lares.
Iara Davy, coordenadora do Programa Pana, agradece a participação das comunidades que ajudaram com as doações e participação para que o projeto seja sucesso para as pessoas que necessitam.
A jovem Vanessa P. é venezuelana e está em Porto Velho com sua família há 06 meses por migração de livre demanda, e diz que teve uma acolhida muito boa e procura um melhor futuro. Aprendeu o português rapidamente com seu trabalho com as crianças e no momento procura dá continuidade nos seus estudos.
Estavam presentes na inauguração: Claudinaldo Rocha, secretário municipal de assistência social e da família, Marcela, representante do secretariado da Cáritas brasileira e todos os demais da equipe técnica do projeto e voluntários da Cáritas Rondônia.
Na ocasião, dom Roque diz que a atuação da Igreja não é para tirar a responsabilidade do Estado, mas sim unir forças como sinal de comunhão e disponibilidade para os migrantes, refugiados e todos os pobres.
Fonte: PASCOM Arquidiocese de Porto Velho