Começa hoje a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Começa hoje a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

79AAC7C8-9DF8-4D40-9A90-A613E2A4448F

Programação 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – Porto Velho

10 a 14 dez – SENAC – Rua Tabajara, 539 – Bairro Panair – Porto Velho
16 dez – Espaço Cujuba – Rua Prudente de Moraes, 2449 – Centro

10.12.18 – segunda-feira

14h – Mostra Homenagem – 14 anos – Closed Caption
O Que é Isso Companheiro
Bruno Barreto / Brasil / 1997 / 110min

Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

16h – Mostra Homenagem – 14 anos – Closed Caption
Eles Não Usam Black Tie
Leon Hirszman / Brasil / 1981 / 134min

Eles não usam black-tie debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em pólos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. Eles não usam black-tie cativou o público e a crítica, e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

19h – Mostra Panorama – Livre
Sessão de abertura e Ato em Defesa dos Direitos Humanos na Amazônia
Nós – Audiodescrição
Thiago dos santos Simas / Brasil / 2016 / 6 min

O filme mostra a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos, uma reedição de acontecimentos passados.

Waapa – Closed Caption
David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles / Brasil / 2017 / 20min

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza.

Envie seu Comentário

comments