A era do Velho Oeste foi um período incrivelmente interessante na história dos Estados Unidos. Muito aconteceu durante essa época, mas existiam pouquíssimas maneiras de capturar todos os eventos. No século XIX, a fotografia estava apenas começando a atrair mais atenção, então fotos desse período são raras. Mas elas existem sim!
Na Science Chasers
1. TRABALHO DURO
O Velho Oeste foi um período interessante, mas não foi de jeito nenhum fácil. O país inteiro teve que ser construído do princípio e isso não aconteceu por si só. Certos habitantes trabalharam noite e dia para construir alguma coisa legal juntos.
Aqui, por exemplo, nós vemos pessoas trabalhando na Olaria McDonald, na cidade de Round Pond, em Oakland. Elas estão construindo, o que é uma tarefa fisicamente exigente, mas muito importante.
2. BILLY BROOKS
Você não podia sair andando por aí carregando uma arma no Velho Oeste. Essa era a única maneira de ter certeza de que você e sua família estariam seguros. Mas havia também pessoas que iam um pouco longe demais.
Um exemplo desse tipo de homem é Billy Brooks. Brooks era um pistoleiro infame. Ele era um policial no Kansas, mas mais tarde tornou-se um ladrão e criminoso. Foi enforcado em 1874.
3. INVENÇÃO
Durante os tempos do Velho Oeste, as pessoas obviamente não tinham acesso aos meios que nós temos hoje. Por isso, elas tinham de ser criativas se quisessem encontrar água e comida suficiente.
Nesta foto, nós vemos alguns homens juntando suas forças para pegar peixe com uma rede de pesca. Esta foto do que é essencialmente pesca de arrasto foi tirada no início do século XX.
4. VALE DA MORTE
O Vale da Morte ainda é uma das estradas mais perigosas nos Estados Unidos. E pensar que os cowboys do passado não tinham carros ou ar-condicionado. Durante aquele tempo, essa era realmente uma estrada infernal para se viajar.
Ainda assim, era uma estrada frequentemente utilizada durante o século XIX. Ela era usada para transportar o bórax mineral, o qual era encontrado e extraído no Vale da Morte. Esta imagem mostra um desses transportes de bórax. Os vagões estão sendo puxados por uma horda de 20 burros.
5. GEORGE COOK
Se você não fosse um grande fã dos povos americanos indígenas e não tivesse medo de uma ou duas brigas, havia sempre trabalho para você no Velho Oeste. O infame George Cook, mostrado na imagem abaixo, tirou proveito disso.
Cook foi um dos mais conhecidos “Caçadores de Índios” no Exército dos EUA naquela época. Como soldado, ele era mais conhecido por seus métodos ousados e práticos.
6. BANHO
A higiene e as provisões sanitárias não eram exatamente uma prioridade no Velho Oeste. Tomar banho algumas poucas vezes no ano era mais que suficiente e os vasos sanitários não eram exatamente perto de qualquer esquina.
E mesmo se as pessoas tomassem banho, você não poderia contar com o mesmo tanto de higiene a que estamos acostumados nos dias de hoje. Aqui vemos alguns cowboys fazendo um “pit stop” durante a condução do gado. Essas conduções de gado poderiam durar meses algumas vezes.
7. A VIDA COTIDIANA
A imagem abaixo nos leva de volta ao Arizona, no fim do século XIX. Nesta foto, nós vemos um grupo de homens jogando cartas, em uma mesa em frente ao rancho novo deles.
O rancho supostamente era de propriedade de um John Doyle. Isso nos mostra quão difícil era a vida no Velho Oeste, mesmo com amigos. Apenas dê uma olhada no estado de ruína da casa!
8. ÍNDIOS PRISIONEIROS
A batalha entre os “novos” americanos e o povo indígena era geralmente sangrenta, em parte devido ao trabalho de homens como o já mencionado George Cook. Mas havia momentos em que a batalha não era sangrenta, mas apenas triste.
Aqui, por exemplo, nós vemos um grupo de índios prisioneiros, esperando pelo trem que irá deportá-los. A foto pode não ser a mais nítida e clara de todas, mas as expressões faciais dos índios são claramente visíveis e elas falam bem alto.
9. JESSE JAMES
Se você pensar em um criminoso do Velho Oeste, você pensa imediatamente em Jesse James. Esse cofundador da infame gangue James/Younger cometeu uma quantidade incrível de assaltos a banco e matou dezenas de pessoas.
Sua fama chamou a atenção de muitas produtoras de filmes. Ele foi, por exemplo, interpretado por Brad Pitt no filme “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford”. Em 1882, como o título do filme já sugere, James foi baleado na parte de trás da cabeça por um membro da gangue, Robert Ford.
10. PASSAGEM DE SIERRA NEVADA
Esta foto especial foi descoberta uma vez em um gabinete de um antigo antiquário na Califórnia. Ela retrata as montanhas de Sierra Nevada, as quais estão localizadas na Califórnia.
A fotografia também mostra algumas pessoas atravessando as montanhas com pessoal armado ao seu lado. No fim do século XIX, isso geralmente era um sinal de alguém ter um status elevado ou ser importante de alguma outra forma.
11. OLIVE OATMAN
Esta foto única retrata Olive Oatman em 1856. Oatman foi capturado juntamente com a sua irmã em 1851, quando ela ainda tinha 14 anos. Ela foi escravizada e vendida para a tribo indígena Mohave.
Por fim, ela foi solta após alguém pagar o seu resgate. A tatuagem no seu rosto é um símbolo honorário, na esperança de que ela tenha uma vida pós-morte positiva.
12. BANDIDA
Quando pensamos em bandidos, as nossas mentes em geral imediatamente pensam em homens fora da lei, mas isso nem sempre se justifica. Aqui vemos a fora da lei Belle Starr. Ela nasceu em Missouri e começou a viver a vida de uma criminosa cada vez mais à medida que ficava mais velha.
Ela teve relacionamentos com famosos foras da lei e até mesmo se casou com criminosos famosos, tais como Jim Reed e Sam Starr. Para alguns, o estilo de vida de um bandido era atrativo, mas normalmente não durava muito: Belle Starr morreu dois dias antes do seu 31º aniversário.
13. O DESFILADEIRO DE CHELLY
No que esta imagem te faz pensar? “Três Homens em Conflito”? “Era uma Vez no Oeste”? Compreensível, mas esta foto não foi tirada de um filme, mas do verdadeiro Velho Oeste.
O que vemos aqui são alguns dos Navajo, uma tribo de índios nos Estados Unidos, que estão cavalgando pelo Desfiladeiro de Chelly. O Desfiladeiro, que pode ser encontrado no Arizona, já ganhou um status de monumento.
Relacionado
Envie seu Comentário
comments