A manifestação unificada foi aprovada em assembleias com professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e do Instituto Federal de Rondônia – IFRO.
Será nesta quarta-feira, na praça das Três Caixas d´Àgua a partir das 16 horas, no centro da capital, Porto Velho.
Até a hora da manifestação haverá exposição de produção acadêmica, panfletagem e pit stop nas ruas.
O anúncio de bloqueio de recursos anunciado pelo Ministério da Educação impacta gravemente as atividades nos campi, inclusive o pagamento de despesas inadiáveis como luz, água, limpeza e segurança.
Na UNIR, a perspectiva é de que o orçamento disponível só cubra despesas obrigatórias até julho nas oito unidades do estado.
Segundo a reitoria, o corte prevê “cerca de R$ 13 milhões a menos para despesas contratuais e obrigatórias, como energia, água, limpeza, vigilância e auxílios do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), entre outras”.
Em Nota, o IFRO informou que o corte “atinge e limita o funcionamento das suas 11 Unidades e seus 143 Polos de EaD, com prejuízo à oferta de educação pública, gratuita e de qualidade. O bloqueio corresponde a mais de 13,5 milhões de reais, o que equivale a 37% do orçamento de custeio previsto para o ano de 2019”.
Participam da manifestação unificada contra o desmonte da educação sindicatos e movimentos sociais que também vão protestar contra a reforma da Previdência.
Estão programados atos em vários municípios do estado.