Uirapuru é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) — Procuradoria Regional do Trabalho – 14ª Região (PRT 14ª), em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), que trabalha na promoção de melhorias sociais a partir da atividade de fiscalização da legislação trabalhista.
Assim, o MPT pretende aumentar o impacto social de suas ações, promovendo projetos que contribuam para o bem-estar social das pessoas da região, alinhados aos temas estratégicos de sua agenda e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, compromisso firmado pelos países para promover a vida digna para todos.
Uirapuru é realizado em conjunto com o UNOPS por meio de um acordo de cooperação técnica entre as duas organizações. O UNOPS é responsável pela gestão e pela execução de projetos em parceria com outras organizações.
O Projeto Uirapuru tem como objetivos:
Vinculação das destinações à agenda estratégica do MPT
Contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sistematização das destinações de recursos
Transparência na destinação de recursos
Monitoramento dos resultados dos projetos apoiados
O Projeto Uirapuru inclui:
Gestão de recursos
Implementação de ações de infraestrutura e compras
Estruturação da seleção de propostas de projetos (link para Edital)
Capacitação das organizações da sociedade civil (link para capacitação)
Gestão e sistematização de resultados
Proposta de Diálogo com os Proponentes
O Projeto Uirapuru quer dialogar com a sociedade civil sobre a atuação da PRT 14ª na promoção de melhorias sociais para o Acre e Rondônia. Assim, haverá uma Audiência Pública (link audiência pública), para a qual estão convidados organizações sem fins lucrativos, órgãos públicos e demais interessados, para apresentar o edital de seleção de projetos.
Além disso, no âmbito deste projeto também será oferecida uma Capacitação em Elaboração de Projetos (link aba capacitação) que contribui para ampliar a capacidade das organizações em proporem soluções mais eficientes e impactantes para a comunidade, de maneira clara, estruturada e com foco em resultados.
Por que Uirapuru?
O Uirapuru-verdadeiro é uma ave conhecida pelo seu canto particularmente elaborado, o que justifica que também seja conhecido vulgarmente como músico ou corneta. É reconhecido, ainda, apenas por Uirapuru ou Arapuru, Guirapuru, Rendeira, Tangará ou Virapuru. O termo é originário da língua Tupi-guarani “wirapu ‘ru”. É famoso pelo seu canto e pelas lendas que o envolvem.
De acordo com uma das lendas, ele um pássaro mágico, pois quem o encontra pode ter um desejo especial realizado. O nome do projeto, portanto, se refere à possibilidade de que a PRT da 14ª Região apoie financeiramente organizações sem fins lucrativos e órgãos públicos a realizarem seus projetos.
Com informações da Wikipedia
UNOPS
– O UNOPS é responsável pela gestão e transferência de recursos para as organizações cujos projetos foram contemplados.
– O UNOPS é responsável pelo monitoramento dos resultados dos projetos contemplados.
UNOPS
O UNOPS é um organismo operacional das Nações Unidas. Em todo o mundo, o Escritório oferece ao sistema ONU, seus parceiros e governos soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. Sua missão é ajudar as pessoas a melhorarem suas condições de vida e os países a alcançarem a paz e o desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da Agenda 2030.
O UNOPS enfoca seu trabalho na implementação de projetos e está comprometido com os valores das Nações Unidas e com a eficiência do setor privado.
Os serviços prestados pelo UNOPS abrangem as áreas de infraestrutura, gerenciamento de projetos, compras, gestão financeira e recursos humanos. Os parceiros solicitam os serviços para complementar suas próprias capacidades, aumentar a velocidade, reduzir riscos, promover a relação custo-benefício e melhorar a qualidade de seus projetos em diferentes áreas.