O que acontece em um país sem mulheres no Parlamento?

O que acontece em um país sem mulheres no Parlamento?

get

“Não é normal termos índices tão altos de violência contra as mulheres. Não é normal que não tenhamos mulheres no processo de tomada de decisão”, diz Yasmin Bjornum, militante da igualdade de gênero em Vanuatu.

Na BBC

O Parlamento de seu país – formado por 80 ilhas que se estendem por 1,3 mil quilômetros no sul do Oceano Pacífico – tem 52 membros. O que é incomum é que, atualmente, todos eles são homens.

Vanuatu é um dos três países no mundo que têm Parlamentos 100% masculinos. Os outros dois também são compostos por ilhas no Oceano Pacífico: os Estados Federados da Micronésia e Papua-Nova Guiné.

“Nossos problemas e nossas prioridades não estão representados no mais alto órgão de decisão”, diz Bjornum, que criou uma plataforma online chamada Sista, em 2016, com o objetivo de informar as mulheres do seu país e com a esperança de que outras se inspirassem e participassem.

Por que é tão difícil mudar o privilégio masculino

Hilda LiniDireito de imagemCHRIS MORGAN/BBC
Image caption‘Os homens decidem tudo em Vanuatu’, diz Hilda Lini

As mulheres de Vanuatu que querem entrar na política enfrentam uma série de obstáculos, principalmente devido ao fato de que os conselhos tradicionais ainda desempenham importante papel na sociedade do país – particularmente nas áreas rurais, onde a maioria da população vive.

Envie seu Comentário

comments