No Arkade – Na área gamer do Rock in Rio, feito em parceria com a Game XP, e que foi fruto de artigo ontem, estão no DevPark, a área indie do espaço, projetos bem interessantes. Apresentados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), os games seguirão em exibição durante os próximos dias de evento, que se seguirão até o dia 6 de outubro.
Cinco destes games foram desenvolvidos por alunos da Naves do Conhecimento, projeto da Prefeitura carioca, que estimula o desenvolvimento de games. E, junto a estes games, também estão disponíveis games do RING, grupo de desenvolvedores do Rio. Além do importante e incrível projeto Xulia, que nada mais é do que um sistema de comandos de voz para controlar um computador, para acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. Falaremos, no futuro, mais sobre esta iniciativa.
Entre os games da Nave, temos Cadente, que fez sucesso na Game XP, e está na PlayStore. Cadente envolve guiar um cometa de portal por portal, usando seus obstáculos por galáxias e constelações. GameX, por sua vez, é inspirado em games de plataforma 8-bits. O game conta com interessantes mecânicas, como a evolução de fases baseados nos games antigos, e a pressão de encarar suas fases com tempo decrescente.
Ira das Lendas busca trazer o folclore brasileiro para os games. Você, como um caçador, precisa desfazer uma maldição lançada pela Cuca. Assim, o jogador precisará enfrentar figuras do nosso folclore, além de desvendar enigmas. Politicagem, por sua vez, te coloca no papel do deputado estadual Roberval, que precisa desempenhar suas funções, em meio a várias questões envolvendo a política, e até sua vida pessoal.
E Break Out: New Space, é um game que tem a intenção de trazer o gameplay dos games do início dos anos 80 para os dias de hoje. Um típico jogo “de navinha”, sua missão é atravessar cenários tipicamente vindos do arcade, para salvar a Terra dos alienígenas.
Todos os games seguem em exposição na área de games do Rock in Rio pelos próximos dias, assim como pessoas envolvidas com o projeto estarão ali para conversar com os visitantes.