Cinema em Movimento – Circuito Universitário exibirá filmes e promoverá debates sobre Equidade de Gênero em universidades e escolas de todo o país

Cinema em Movimento – Circuito Universitário exibirá filmes e promoverá debates sobre Equidade de Gênero em universidades e escolas de todo o país

0DF3A251-D86D-4E11-B280-1A45F813C16E

Justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres são questões atuais que podem ser resumidas no termo Equidade de Gênero. Esse é o tema presente nos três filmes do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que será realizado em novembro e dezembro em universidades e salas de aulas do ensino médio de todo o país. Os responsáveis pela produção do Circuito em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal são 27 universitários selecionados e capacitados pela produtora carioca MPC Filmes.

Em outubro, esses jovens estudantes, que têm entre 19 e 30 anos de idade, passaram por uma semana de imersão em um hotel na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para participar da capacitação. Durante cinco dias, eles assistiram aos filmes da mostra, debateram com os diretores, tiveram aulas sobre cinema, história e memória, participaram de dinâmicas e workshops de produção e divulgação. O objetivo é que voltassem para as suas respectivas cidades aptos a agendar as sessões, convidar debatedores e mediadores, divulgar o Circuito junto à imprensa e mobilizar o público a comparecerem às sessões.

Em Rondônia, a agente mobilizadora da mostra é a estudante de Ciências Sociais Taís Leite, com orientação do professor doutor Vinicius Miguel, da UNIR e com a co-organização do Departamento de Ciências Sociais – UNIR. Na capital Porto Velho, as sessões acontecem dias 05, 07 e 11 de novembro às 19h30, no auditório da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no Centro de Porto Velho. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.

Entre os três filmes selecionados para o Cinema em Movimento – Circuito Universitário estão: Lute como uma menina, de Beatriz Alonso e Flávio Colombini, Repense o Elogio, de Estela Renner, e O Silêncio dos Homens, de Ian Leite e Luiza de Castro. Os filmes escolhidos fortalecem as discussões sobre o homem na sociedade, o feminismo na atualidade, o modelo educacional do nosso país e o poder popular. A curadoria ficou por conta de uma comissão formada por profissionais da MPC Filmes.

“Discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento. Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso”, diz a diretora geral do circuito, Luciana Boal Marinho.

Criado em 2000 pela MPC Filmes o Cinema em Movimento – Circuito Universitário tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.

Sobre a MPC Filmes: produtora carioca com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional. Fundada em 1982 pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia a produtora Luciana Boal Marinho, a MPC atua nas áreas de produção e difusão de conteúdo audiovisual.

O Cinema em Movimento – Circuito Universitário conta com o apoio financeiro do Instituto Caixa Seguradora.

Filmes selecionados:

Lute como uma menina (Documentário, 76 minutos, Livre, 2016)

Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi às ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da polícia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional e o poder popular.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WFwSs3ARAZg

Repense o Elogio (Documentário, 48 minutos, Livre, 2017)

Sinopse: O filme propõe uma conversa sobre a maneira que as crianças são elogiadas. Enquanto meninas muitas vezes são elogiadas apenas por sua aparência, meninos podem receber elogios ressaltando suas habilidades. Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura que trouxe um desequilíbrio na forma de elogiar nossos meninos e meninas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=gli0WmjFeFM

O Silêncio dos Homens (Documentário, 60 minutos, Livre, 2019)

Sinopse: o filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de informações Sociais (CiS) da USP.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=UzWyx_TcPmQ

SERVIÇO:
Rondônia:
Local: Auditório UNIR Centro – Endereço: Av. Pres. Dutra, 2967 – Olaria
Data: 05/11/2019
Filme: O silêncio dos Homens
Hora: 19h30 (filme) e 20h30 (debate)
Debatedores: Raimunda Pedraça (Militante social da Frente Brasil Popular) e Vinicius Miguel (Profº Drº do Departamento de Ciências Sociais – UNIR)

Local: Auditório UNIR Centro – Endereço: Av. Pres. Dutra, 2967 – Olaria
Data: 07/11/2019
Filme: Lute como uma menina
Hora: 19h30 (filme) e 20h50 (debate)
Debatedores: Anne Cleyane (Psicóloga e Ativista Social do Coletivo Filhas do Boto) e Caroline Ferreira (Militante Social do Levante Popular da Juventude

Local: Auditório UNIR Centro – Endereço: Av. Pres. Dutra, 2967 – Olaria
Data: 11/11/2019
Filme: Repense o Elogio
Hora: 19h30 (filme) e 20h20 (debate)
Debatedores: Tiziana Cocchieri (Profª Drª do Departamento de Filosofia UNIR)

Informações para a imprensa:
Taís Leite (Divulgação Local): Celular: (69) 99206-9890
Projeto Paralelo Comunicação (Divulgação Nacional): 21 2540 6960
Marcelle Braga: 21 98842 4820- marcelle@paralelocomunicacao.com.br

Envie seu Comentário

comments