Conflito em Coari resulta na morte de três indígenas do povo Miranha

Conflito em Coari resulta na morte de três indígenas do povo Miranha

Na aldeia vivem não indígenas que há algum tempo entram em conflito com os indígenas. Denúncias foram levadas à Funai

No GGN, do CIMI – Conselho Indigenista Missionário

Três indígenas do povo Miranha, da Terra Indígena Cajuhiri Atravessado, município de Coari (AM), na região do Médio Solimões, localizado a 363 quilômetros de Manaus, foram mortos no início desta semana. De acordo com o comando da Polícia Militar, Joab Marins da Cruz foi assassinado em sua casa, na aldeia Cajuhiri Atravessado, durante a noite de segunda-feira (6). Marcos Marins da Cruz e Francisco Martins da Cruz foram mortos por volta das seis horas de terça-feira (7), após localização e perseguição aos autores dos disparos contra Joab.

De acordo com o comandante da PM de Coari, tenente-coronel Pedro Moreira, o professor Joab Marins da Cruz foi morto depois de uma desavença com outros moradores da localidade. O irmão dele teria roubado uma espingarda de outro morador.

PRESIDENTE DA ACIC AFIRMA QUE CONFLITOS COM NÃO INDÍGENAS VINHAM SENDO ALERTADOS À FUNAI, MAS PROVIDÊNCIAS NÃO FORAM TOMADAS

Na noite de terça, um grupo ligado ao proprietário da arma se dirigiu à casa de Joab para tentar recuperar a espingarda. Os integrantes do grupo relataram à PM que Joab tentou atirar neles. Eles revidaram e acabaram alvejando o professor, que ainda foi levado para o hospital da sede do município de Coari, mas não resistiu indo a óbito pouco tempo depois.

Envie seu Comentário

comments