247 – O general-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) defendeu, nesta quarta-feira (19), defendeu que Jair Bolsonaro “convoque o povo às ruas” para afrontar o Congresso. Para Heleno, o acordo feito pelo também general e ministro da Secretaria de Governo, Eduardo Ramos, que permite que os parlamentares controlem parte do orçamento impositivo, é fruto de uma “chantagem” do Congresso e que o fato não deve ser aceito pelo governo.
Segundo reportagem do jornal O Globo, Bolsonaro pediu cautela e teria solicitado que a sua articulação política buscasse costurar um novo acordo. Mais cedo, em um áudio vazado durante a cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada, Heleno afirmou que “não podemos aceitar esses caras (O Congresso) chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”.
O temor do Planalto e seus aliados é que o protagonismo do Congresso acabe fazendo com que Bolsonaro governe por meio de um sistema parlamentarista, o que tornaria a gestão “acuada” frente às pressões parlamentares.