FANTASIA PANDÊMICA
O presidente Jair Bolsonaro só se lasca, envergonha e causa prejuízos ao Brasil com seus achismos. Ele chamou de ‘fantasia’ o alerta de uma recessão global pelos efeitos do Coronavírus e culpou a imprensa do mundo todo pelo pânico.
Para ele, as fortes quedas nas bolsas de valores são esporádicas e quanto a desvalorização do preço do barril do petróleo, é melhor cair que aumentar.
Aí, a Organização Mundial de Saúde vem e declara que a doença atingiu estágio de pandemia.
Em duas semanas os casos aumentaram 13 vezes e o número de países afetados triplicou, segundo a OMS.
Até agora são mais de 118 mil casos pelo mundo e 4.291 mortes. A Itália tem 7.375 casos e registrou 196 em apenas 24 horas.
O Brasil tem 34 casos confirmados nesta quarta-feira, 11. Pelos cálculos do Instituto Pensi, quando o país chegar a 50 casos deve saltar para 4 mil em apenas duas semanas e 30 mil em 21 dias.
ALIANÇA COM O ‘COISA RUIM’?
As conquistas femininas serão lembradas durante todo o mês de março com programação que exalta mulheres que fazem a diferença na luta por espaço de fala e poder, respeito e igualdade de direitos.
Aqui em Rondônia existem guerreiras que lutam e “são tantas quantos os dançarinos de boi-bumbá, como diz o poeta Elizeu Braga.
Mas, às vezes uma solta as mãos e vai parar em outra trincheira.
Está no facebook do deputado bolsonarista Coronel Chrisóstomo, que a Desembargadora Zelite Andrade Carneiro assinou ficha de apoio ao partido Aliança Pelo Brasil no último 26 de fevereiro.
O sentimento não é de raiva, mas de profunda decepção e tristeza.
Zelite subiu muitos degraus desde que foi nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia em 1997. Foi a primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral e Corregedora-geral de Justiça.
Se destacou também como Conselheira na ABMCJ – Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (Comissão Estadual de Rondônia) – Entidade de caráter Nacional e Internacional ligada a evolução e participação da mulher no mercado de trabalho e à eliminação de qualquer preconceito social.
É da Academia de Letras de Rondônia e ostenta vários títulos honoríficos e condecorações.
O que uma trajetória excepcional como essa tem a ver com o partido de extrema-direita criado por um presidente que já deu várias declarações machistas e misóginas, que despreza, ridiculariza e calunia mulheres que não baixam a cabeça pra ele?
Isso mesmo, nada!
O tal partido que precisa de 492 mil assinaturas para existir, tem pouco mais de oito mil o que dá 1,6% do necessário.
Se for fake, prática vil de bolsonaristas, deixo espaço aberto para Zelite se manifestar.
Vou até rezar para que seja isso.
A ISCA E O ANZOL
A prefeitura de Porto Velho convocou reuniões comunitárias que envolvem distritos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Os ribeirinhos do Baixo Madeira, estão na programação.
É aquela coisa do ‘fingimos que escutamos para planejar ações’ e vocês ‘fingem que acreditam’.
Claro que o prefeito não vai, mas sim, secretários que precisam justificar os ‘caraminguás’ mensais. Os pré-candidatos surfam no banzeiro da enganação. Os vereadores mais ‘espertos’ também costumam participar dessas audiências para fingir que estão atentos, que interferem nas prioridades de ações e naturalmente, se aproximarem dos líderes comunitários, futuros cabos-eleitorais.
São Carlos, Nazaré, Demarcação e Calama pedem socorro há muito tempo e pra tudo e conseguem para quase nada.
O clima nessas reuniões costuma esquentar. O nível de desgosto nessas comunidades tá alto igual ao do rio Madeira por causa das chuvas, 15,24 metros marcados nesta segunda-feira,9.
O prefeito podia ir lá de helicóptero para ver os velhos e novos estragos.
MASSARANDUBA
A Pública, agência de jornalismo investigativo, fez matéria robusta sobre a fazenda do ex-senador Ivo Cassol que fica sobre um sítio arqueológico indígena no município de Alta Floresta D’Oeste, no distrito de Porto Rolim, em Rondônia.
O Incra teria levantado há nove anos, a irregularidade na área de 12 mil hectares utilizada para criação de gado, “confirmada pelos documentos obtidos pela reportagem tinha sido apontada pela Procuradoria Federal Especializada do Incra, que enviou provas dela para a então Superintendência Nacional de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal) – à época pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) –, mas a investigação não avançou”, consta na matéria.
OVO, A VENDA É GARANTIDA
Desgastado política e financeiramente, após a terceira eleição consecutiva que seus votos sequer são contabilizados, o ex-prefeito Melki Donadon diz aos aliados mais próximos que nem cogita lançar alguém da família na disputa pelo Palácio dos Parecis, em Vilhena, este ano. A esposa, Rosani Donadon, apesar das denúncias, é ficha limpa no momento. Mas tem demonstrado mais interesse em continuar cuidando da granja de ovos da família do que em tentar retornar ao cargo do qual foi retirada na marra em 2018. Com muita venda de ovo e pouca de carrne, ela faz bem.
ERA SÓ SEXO
Dias atrás, amigos de um jovem médico acionaram a polícia, após testemunhar
dois rapazes em “atitude suspeita”, num terreno baldio próximo à casa do profissional
de saúde. Quando os PMs chegaram ao local, deram de cara com os jovens em outra
atividade, que pelo menos no Brasil não é considerada crime. O duro foi fazer a
policial que atuou na ocorrência a parar de rir diante da situação.
Os áudios do alerta e da posterior zoação são ótimos.
MAIORIA CONDENA
Para 52,2% dos entrevistados pelo Paraná Pesquisa, está errado o apoio de Jair Bolsonaro aos atos contra o Congresso Nacional e o STF, convocados para o próximo domingo, 15. Outros 40% acham correto e 7,8% não opinaram.
Quando perguntados se o gesto do presidente repercute negativamente para o Brasil, a desaprovação sobe para 57%.
A pesquisa foi feita em 26 estados mais o Distrito Federal, antes do acordo mal-ajambrado entre governo e congresso que prevê divisão do controle de R$ 30 bilhões do Orçamento deste ano.
Líderes partidários acreditam que se o acordo falhar, Bolsonaro vai ‘atravessar o Rubicão’.
A BOA DE HOJE
AGENDA CULTURAL
Até a próxima!
Com outras notícias para rir e chorar.