As mensagens foram enviadas por leitoras do blog da Luciana Oliveira e do portal de notícias Brasil 247 após o presidente Jair Bolsonaro sugerir o fim do confinamento em massa contra o coronavírus.
Elas contam um pouco do drama vivido com a pandemia na Itália, país que demorou a impor medidas de contenção e que em pouco mais de um mês contabiliza 7500 mortos pelo Covid-19.
Só duas semanas após a primeira morte foi decretado o isolamento social.
O custo pelo governo ter considerado exagerada a cobertura da mídia sobre a pandemia foi alto, colapso na rede de saúde e mortes em centenas por dia.
É para o risco de que aconteça o mesmo no Brasil que Gilsaine, Nádia, Denise, Solange e Dirce chamam a atenção.
As brasileiras que moram em diferentes regiões da Itália apelam aos brasileiros para que não escutem o presidente, a quem classificam como irresponsável.
“O povo brasileiro não merece esse abandono e descaso. Esse senhor Bolsonaro não é digno do cargo que ocupa”, diz Denise Veiga, ex-funcionária do Programa Alimentar das Nações Unidas em Roma.
A irmã dela, a enfermeira Dirce Veiga apela: “não saiam de casa, por favor! O pronunciamento do presidente inominável do Brasil é o depoimento de uma pessoa irresponsável, covarde e assassina. E com sérios problemas psíquicos”.