ONU – O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para promover ações ambientais e sensibilizar a comunidade global sobre a necessidade de proteger o planeta. Criada em 1974, a data cresceu e se tornou uma plataforma global para a divulgação de ações públicas pelo meio ambiente em mais de 100 países.
Neste ano, a Colômbia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos online e ao vivo transmitidos de Bogotá. Além disso, serão realizados outros eventos e celebrações online pelo mundo.
Biodiversidade
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020 é biodiversidade. A campanha #HoraDaNatureza é um apelo à ação global para combater a crescente perda de espécies e a degradação ambiental, além de chamar a atenção para a relação entre a saúde humana e a saúde do planeta.
Com demandas crescentes, os seres humanos estão sobrecarregando a natureza. Nos últimos 50 anos, a população mundial dobrou, a economia global quase quadruplicou e o comércio cresceu quase dez vezes.
A crise da COVID-19 evidenciou que, ao destruir a biodiversidade, se destrói o próprio sistema que sustenta a vida humana. Ao perturbar o delicado equilíbrio da natureza, são criadas as condições ideais para a propagação de patógenos – incluindo os diferentes tipos de coronavírus.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é solidário com as bilhões de pessoas em todo o mundo que estão sofrendo com o impacto da pandemia global da COVID-19. Agora, a prioridade é limitar sua propagação e proteger as pessoas.
À medida que os países reabrirem as fronteiras e os governos aprovarem pacotes de estímulo para a criação de empregos, a redução da pobreza, o desenvolvimento e o crescimento econômico, será necessária uma melhor reconstrução.
Para isso, é preciso aproveitar oportunidades de investimentos sustentáveis, como energia renovável, construções inteligentes, contratos públicos ecológicos e transporte público – guiados pelos princípios e padrões de produção e consumo sustentáveis.
Políticas públicas mal coordenadas podem piorar a situação de desigualdade e insustentabilidade em que vivemos e reverter as conquistas alcançadas no desenvolvimento e na redução da pobreza.
Ao mudar radicalmente o relacionamento com a natureza, é possível evitar futuras pandemias e buscar um planeta mais saudável e sustentável que funcione para todas e todos.
Fique atento aos eventos transmitidos no site e nas redes sociais do PNUMA (https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/ultimas-noticias/blog):
No Brasil, a Representante do PNUMA, Denise Hamú, participará da mesa “Qual será o mundo pós COVID-19”, às 12 horas, juntamente com Ailton Krenak e Christiane Torloni, sob a moderação de Sergio Besserman.
A conversa é parte da Mega Live do Green Nation, que terá seis horas de duração. No final da tarde, às 17h, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu do Amanhã.
Veja outras atividades do PNUMA e parceiros ao longo do dia:
10h: Mega Live Green Nation – facebook.com/greennationbrasil ; youtube.com/GreenNationFest
17h: Papo Musical com Lenine – youtube.com/PNUMABrasil e youtube.com/museudoamanha
17h*: Diálogos sobre Educação para Desenvolvimento Sustentável, com Fundação Amazonas Sustentável (Google meet)
17h: Biodiversidade marinha e os lixos nos mares – Zoom e YouTube do Instituto Lixo Zero
17:30h Reflexões sobre consumo e natureza – Instagram do Instituto Alana @institutoalana
18h: Troca de ideias com jovens do Engajamundo – No zoom
19h: Compostagem com libras – Nas plataformas zoom e YouTube do Instituto Lixo Zero
20h: Webinar sobre Conservação e Biodiversidade – No Youtube e Facebook da SOS Pantanal.
*Horário de Brasília
Em termos globais, a partir das 7h30, fuso horário local (GMT-5), alguns convidados e convidadas participarão de conversas ao vivo para iniciar os eventos organizados pela Colômbia:
- Presidente da República da Colômbia, Iván Duque Márquez;
- Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Ricardo Lozano;
- Diretora-Executiva do PNUMA, Inger Andersen;
- Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno;
- Fundador e Presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab;
- Ex-Secretária Executiva do Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Christiana Figueres; e
- Presidente e CEO doWorld Resources Institute, Andrew Steer.
Além disso, haverá a participação de outros convidados e convidadas especiais e a transmissão de uma mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.
A partir das 9h, serão exibidos vários painéis sobre temas como:
- Conservação da Amazônia;
- Uso sustentável da biodiversidade, negócios verdes e a pandemia do COVID-19;
- Saúde e qualidade do ar;
- Mudanças do clima;
- Cidades; e
- Economia circular.
Dentre os participantes dos painéis, estão previstos palestrantes do Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades C40, da Coalizão Clima e Ar Limpo, da Conservation International, da Fundação Ellen MacArthur, da União Europeia, da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), do Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF), da Organização Pan-Americana da Saúde, do Secretariado da Convenção sobre Biodiversidade, do PNUMA, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e muito mais.