Ensaio Chão de Terra Batida, por Casa Ninja Amazônia

Ensaio Chão de Terra Batida, por Casa Ninja Amazônia

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e sapatos

Criar um caminho na arte hoje parte da ideia de denúncia, lançando mão das categorias estéticas, penso no legado deixado pelos fotógrafos que denunciaram em cliques o cotidiano das grandes metrópoles, guetos e povos tradicionais. A partir de um processo em Santos com Lívia Aquino, pesquisadora do campo das artes visuais, resolvi usar a “”imagem precária”” e os meios de apropriação das fotos históricas já que na maioria dos meus trabalhos vê-se o uso de outras camadas fotográficas.

As imagens de arquivo que trago são imagens que ainda carregam um trauma histórico do nosso povo, então pensei num modo de apropriação para trazer outras narrativas, que trabalhem possibilidades mais felizes, pois sinto que nossa felicidade está em risco. Sigo inspirada pelos acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, num confronto entre a cultura colonizadora hegemônica e seus sistemas de arte e comunicação, no ato de fotografar corpos, que assume vários recortes com a fotomontagem, colagem analógica e digital, retornando um segundo corpo gerando lambe-lambe em experimentos de intervenção urbana.

Gê Viana produz colagem analógica e digital usa imagens de arquivo para transpor seus trabalhos, lança questões sobre a busca por sua etnia. Inspirada pelos acontecimentos da vida familiar e o seu cotidiano num confronto entre a cultura colonizadora hegemônica e seus sistemas de arte e comunicação. Usa a fotografia em experimentos de Lambe-Lambe nas ruas.

•••

Essa semana @anamendes_anamendes é a responsável pela curadoria de 6 fotógrafes amzônicos incríveis para ocupar a timeline do nosso Instagram:

O atual cenário político assusta, entretanto sempre foram tempos de guerra. Amor e guerra. Festas, rituais, retomadas, autodeclarações e resistências florescem também no conflito, porque a cólera é capaz de delimitar afetos e sublinhar importâncias. Muito se perdeu pra violência dos donos da História, entretanto povos e corpos periféricos mantiveram memórias acessas e com elas teimam em reconstruir o mundo que quase desaba. Ouça-os!

#NinjaAmbiental #Amazonia #ocupainstaninja

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e barba
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, planta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, sapatos
A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

Envie seu Comentário

comments