Sputnik – Fornecimento de energia começou a ser restabelecido em bairros das zonas sul, norte e central de Macapá, e ainda em áreas do município de Santana, na madrugada e no início da manhã deste sábado (7).
Após chegar ao quinto dia do apagão que deixou quase 90% da população sem energia, o governo do Amapá comunicou neste sábado (7) que haverá um rodízio em turnos de seis horas no fornecimento da eletricidade.
Além disso, mais cedo, governo federal publicou no Diário Oficial da União uma portaria que autoriza a contratação de até 150 megawatts (MW) para o estado. A contratação vale por até 180 dias, podendo ser reduzida caso o fornecimento volte a atingir “condição satisfatória”.
Apesar dos esforços, a situação parece longe de terminar. Diante de uma onda de protestos da população, que foi às ruas e fechou vias na cidade de Macapá, o senador Randolfe Rodrigues recorreu à justiça federal, que atendeu ao pedido ainda na noite de sábado (7).
O governo do Amapá afirmou que, em Santana, foram providenciados caminhões-pipa para a população, e a reativação do sistema de captação central do município estava programada para este sábado (7), porém, com o auxílio de gerador elétrico.