Por Zola Xavier – Durante o seu primeiro mandato de prefeito em Maricá, em 2009, Washington Quaquá implantou os ônibus Tarifa Zero, os chamados “Vermelhinhos”, administrados pela Empresa Pública de Transporte – EPT, o que não foi nenhuma surpresa para quem acompanha a política local, pois desde as primeiras disputas eleitorais, ainda em 1996, que os transportes públicos foram uma de suas principais prioridades. Dessa maneira, Quaquá trilhou na contramão da política neoliberal privatista e excludente, pondo em prática um dos pilares da vertente do pensamento socialista, o direito ao transporte público, quebrando um tabu para os incrédulos e mostrando para o resto do país que o sonho não acabou.
A frota do ônibus vermelhinhos chegando à Maricá – 2013 – foto: Zola Xavier
Mas não foi fácil, pois foram várias as tentativas por parte do Setrerj, sindicato que representa as empresas privadas de ônibus no estado do Rio de Janeiro, para inviabilizar esse benefício que hoje toda a população de Maricá usufrui, ônibus Tarifa Zero para todos os recantos do município.
Da esquerda para a direita: Adair, Fernanda Split, Hildeberto Hildo, Rogerinho, Sérgio Mesquita, Zola Xavier e Ronaldo Valentim – Centro de Maricá – 2015
Na foto acima, em frente à Rodoviária, centro de Maricá, vemos uma das manifestações convocadas pelo governo municipal em defesa da manutenção dessa histórica conquista dos maricaenses, ameaçada pela justiça, em ação movida pelo sindicato das empresas de ônibus.
Agora, com a implantação das “ Bicicletas Vermelhinhas” a população recebe a “cereja do bolo”. Com uma malha cicloviária de 38,2 km, aumentou significativamente os benefícios para população em seus deslocamentos para o trabalho, mas também para o lazer, nas faixas destinadas aos ciclistas, ao longo de toda a orla.
“Tivemos na última semana a chegada dos ‘Vermelhinhos’ a toda a cidade, e hoje temos este novo modal, a bicicleta, para integrar a cidade em seu cotidiano e nos períodos de lazer. É para ser usada nos deslocamentos a trabalho, mas também nas visitas aos pontos turísticos e áreas de lazer. Nossa malha cicloviária tem sido expandida e é fundamental demarcar a importância desse meio de transporte, que dialoga com hábitos de vida mais saudáveis e com a sustentabilidade”, declarou o prefeito Fabiano Horta. (site da Prefeitura de Maricá)
Para o presidente da EPT, Celso Haddad, “A chegada das bicicletas é um marco para a cidade, para o governo e para a EPT, ao trazer um novo modal de transporte, que vai se integrar às linhas de ônibus ‘Vermelhinhos’ e é, obviamente, mais sustentável”, celebrou ele, acrescentando que o projeto vai se expandir rapidamente, acompanhando os investimentos na ampliação da malha cicloviária de Maricá. E concluiu, “Vamos aos poucos chegar a todo o município, e além disso também já estamos providenciando bicicletas infantis e para pessoas com deficiência, tudo para levar essa nova opção de mobilidade ao maior número de moradores possível”. (Site da Prefeitura de Maricá)
Carolina Gismont na Estação da Rodoviária – foto: Zola Xavier
Para a visitante Carolina Gismont, moradora da cidade do Rio de Janeiro, a iniciativa da prefeitura de Maricá foi uma boa, “lá no Rio também tem as bicicletas, mas são pagas e aqui são gratuitas. Peguei uma bicicleta aqui na estação da rodoviária, fui até a Barra de Maricá e, na volta, furou um pneu, mas o ônibus Vermelhinho ia passando e me deu uma carona junto com a bicicleta”, disse Carolina.
O direito de ir e vir é assegurado na Constituição Federal, em seu art. 5º, porém, na prática torna-se “letra morta” uma vez que o cidadão precisará de recursos próprios para o seu deslocamento. Em Maricá, esse direito é assegurado com os ônibus Tarifa Zero e agora com as Bicicletas Vermelhinhas.
SERVIÇOS:
Como usar as Vermelhinhas – foto: Zola Xavier
Estação das Vermelhinhas na Rodoviária – foto: Zola Xavier