Cuba está perto de desenvolver a primeira vacina contra o Covid-19 da América Latina

Cuba está perto de desenvolver a primeira vacina contra o Covid-19 da América Latina

As vacinas cubanas candidatas chamam-se Soberana 02 e Abdala e estão na fase 3 dos ensaios clínicos.

No TRT

Cuba está perto de desenvolver a primeira vacina contra o Covid-19 da América Latina. A Soberana 02 foi desenvolvida pelo Instituto de Vacinas Finlay (IFV), e “está atualmente na fase III dos ensaios clínicos em Havana, com uma amostra de 44 mil 10 pessoas. Mas o estudo de intervenção chegará a um total de 150 mil” – de acordo com a agência estatal Prensa Latina.

Por sua vez, a vacina Abdala “está a ser administrada a 48 mil voluntários nas províncias de Santiago de Cuba, Granma e Guantánamo, durante a terceira etapa dos ensaios clínicos. O estudo de intervenção nestas regiões, bem como em Sancti Spíritus e Havana, vai cobrir um total de 124 mil sujeitos”.

A Soberana 02 iniciou o seu ensaio em segmentos populacionais com alto risco de infeção a 23 de março, em Havana, ao mesmo tempo que são desenvolvidas as análises clínicas de fase III.

Por seu turno, o ensaio da vacina Abdala começou no dia 29 de março e abrange profissionais de saúde e o setor biofarmacêutico, entre outros – de acordo com a agência Prensa Latina.

Cuba registou 88 445 casos de Covid-19, 476 mortes e tem 83 087 pessoas recuperadas da doença.

O governo da Venezuela já anunciou que irá fabricar a vacina Abdala num laboratório de Caracas.

“Fomos acompanhados pela delegação cubana a esta fábrica, para verificar se estão reunidas todas as condições para a produção da vacina Abdala no nosso país” – afirmou a vice-presidente Delcy Rodríguez.

“A Venezuela está à procura de todas as alternativas possíveis de acesso às vacinas, e esta é uma das opções mais importantes devido à relação de fraternidade que temos com Cuba” – acrescentou o ministro da Saúde da Venezuela, Carlos Alvarado.

Envie seu Comentário

comments