Bar do Calixto terá ato simbólico nesta quinta-feira

Bar do Calixto terá ato simbólico nesta quinta-feira

A iniciativa partiu dos frequentadores da roda de samba mais tradicional da capital.

Inconformados com a operação policial que interrompeu as atividades do bar e dos músicos no último dia 2, convocam todos que colaboram com a cultura para um abraço simbólico no estabelecimento nesta quinta-feira, a partir das 19:30 hs.

A orientação é para que todos compareçam vestidos de branco e usem a fala para defender o ‘santuário do samba’.

A batucada dos tantãs foi silenciada em razão de uma denúncia de poluição sonora feita em nome de uma associação de funerárias. O bar tem décadas de funcionamento e uma funerária se instalou há poucos anos, desde então, o samba passou a ser visto como um problema.

Os frequentadores se indignaram com a quantidade de viaturas e policiais empregados na operação, desproporcional para resultar na apreensão de uma caixa e uma mesa de som.

Para pessoas ouvidas pela reportagem e que testemunharam a operação, o grande aparato policial utilizado foi para intimidar e acabar com a popular roda de samba do bairro de Santa Bárbara.

Ao pequeno bar tocado por uma família da comunidade foi aplicada uma multa de cinco mil reais.

Conforme Auto de Infração, os níveis de decibéis encontrados estavam 16,57 acima do que determina o Art. 81, do decreto  n 7.903 97.

De dia são permitidos 55 decibéis e no período noturno, 45 decibéis.

A proprietária reclama que não foi notificada para evitar a infração.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Polícia Militar de Rondônia para questionamentos ao Batalhão Ambiental e aguarda resposta via e-mail para atualizar informações.

Envie seu Comentário

comments