As meninas da Amazônia são oriundas de Manicoré-AM, e residem em Porto Velho há mais de 5 anos , na Gleba Maravilha, zona Rural da cidade , a 5,5 km na BR 319.
O projeto foi criado pelo Produtor Cultural Teimar Martins junto com os familiares das meninas no início de 2020, e conta com a produção musical de Tullio Nunes. O projeto mistura música regional com urbana, e tem a missão de preservar os costumes e tradições e tradições da Amazônia, além de levar nas canções a consciência ambiental.
Em 2021 Teimar Martins inscreveu o projeto Cunhãs-meninas da Amazônia no Edital de fomento a cultura (Lei Aldir Blanc), e foram contemplados para a transmissão de Lives e a gravação do 1° Álbum das meninas, com músicas autorais.
O objetivo do projeto, além dos já citados, é despertar o orgulho amazônico nas crianças e jovens em nossa região, pois com toda a “inovação” atual é preciso que preservar nossos costumes, tradições e mostrar ao mundo o quanto a Amazônia ribeirinha é rica em cultura, e o quanto a nossa floresta é importante ao mundo.
Os projetos contemplados foram:
Álbum, no Edital n° 31/2021/SEJUCEL-CODEC
2ª Edição Marechal Rondon, prêmio de produção literária, fonográfica e digital para difusão de expressões culturais.
Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc)
Eixo II: • Gravação de músicas e vídeo. Porto Velho-RO.
Lives, no Edital N° 34/2021/SEJUCEL-CODEC
2ª Edição Mary Cyanne
Prêmio de Produção Artístico- Cultural para transmissões ao vivo/gravadas
Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc)
Eixo II: • Apresentações Artísticas (gravadas/ao vivo).