Da assessoria- A nova diretoria do Grupo Êxodo tem como presidente Joel Limoeiro, vice professor Wildevan Lima e tesoureiro o artista plástico João Zoghbi. Completam a diretoria o cenógrafo Roberto Matias, os atores Waldemar Nazareno, Carlos Noé, Augusto Guedes. A nova diretoria tem como objetivo, revitalizar a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia para transformar todo o complexo em polo turístico.
Este ano o espetáculo terá novidades, o diretor Nery Rodrigues enxuga o espetáculo com a redução do tempo de duração, que antes era de mais de três horas.
“Vamos reduzir para duas horas de espetáculo, tiramos algumas cenas, diminuímos outras” afirma Nery Rodrigues.
Neste ano, pela primeira vez, o espetáculo começará pontualmente às 18:00, com duração de duas horas, nos dias 26 e 27 de agosto, na Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia, BR 364- KM 13, sentido Candeias do Jamari. De acordo com a Diretoria do Grupon, a entrada é apenas um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será doada a entidades carentes.
Há pelo menos 4 ensaios, o elenco formado por aproximadamente 100 atores está se preparando. Os ensaios, sob a direção teatral de Nery Rodrigues, iniciaram em junho no Teatro Guaporé, passando a acontecer na Jerusalém da Amazônia. Cerca de 200 pessoas, somando a equipe de produção e coordenação, estão envolvidas com a realização do Espetáculo.
A edição 2022 do “Homem de Nazaré” marcará a reestreia do Omedino Pantoja, Jesus da Jerusalém da Amazônia, já alguns personagens continuam sendo tradicionalmente interpretados por integrantes antigos do Grupo, a exemplo de Jair Bruxel, que faz o papel de Barrabás há anos, e o próprio diretor da peça, que fará o Rei Herodes. Outros destaques são a Mãe de Jesus, a ser incorporada pela atriz Wal Brasil, João Batista Frank, Waldemar Nazareno, apóstolo Pedro, interpretados por Alexandre Ronald e o jornalista Luiz Alexandre fará o sacerdote, e a Sâmia faz papel da Maria Madalena e a Pétala Rosalina é anticristo, respectivamente.
RETORNO E CENAS ESPERADAS – Uma das novidades para este ano, é apresentação do ator Omedino Pantoja, que faz papel de Jesus, a convite do diretor Nery Rodrigues. O ator Omedino é bastante conhecido no mundo artístico, desde quando passou atuar como papel de Cristo no Grupo êxodo.
O ator Omedino é experiente no papel de Jesus há alguns anos, “Interpretar Jesus representar o amor, a fé a vida, porém o que mais o amor que tenho em interpretar Jesus” declara Omedino Pantoja.
No caso da encenação do Grupo Êxodo, o ator Alexandre Ronald faz a diferença, pois justamente na hora em que Jesus Cristo passa carregando a cruz pelo local escolhido por Judas para se enforcar após ter se arrependido.
Ensaios com muitas técnicas e cuidados, um cenário que será bem montado pelo cenógrafo Ismael Barreto, o ator está se preparando para a cena, Jesus a caminho do calvário, Judas pedindo clemência. Uma das cenas que é esperada pelo público a encenação quando o ator Alexandre Ronald mostra toda sua capacidade criatividade em dublar o papel de Judas.
Criatividade, determinação e dedicação
O elenco é formado por pessoas anônimas e artistas amadores e profissionais. “Muito gratificante trabalhar com essa equipe. Fui convidada mais uma vez para participar e estou gostando muito. Participei em 2019 do espetáculo. Vou interpretar uma das dançarinas do Rei Herodes, é bem puxado, tudo feito com muito profissionalismo. Às vezes é cansativo, mas é prazeroso. Temos que nos dedicar a cada interpretação repassando para o público toda emoção que foi vivida naquela época”, ressaltou integrante do elenco Aga Maria.
Assessoria de comunicação Grupo Êxodo
Texto Ana Santos- DRT -1687