Dia de Proteção às Florestas: conheça países que ganharam mais árvores do que perderam

Dia de Proteção às Florestas: conheça países que ganharam mais árvores do que perderam

Países europeus como Irlanda, Polônia, Dinamarca e Holanda tiveram alguns dos maiores aumentos na cobertura de árvores. Mas o mundo ainda perdeu uma cobertura significativa

Por Redação, do Um Só Planeta

Sabe-se que o desmatamento é um problema contínuo e devastador – e tem reflexos ambientais, sociais e econômicos. Mas outra questão importante recebe menos atenção: quanta floresta nova está crescendo? Graças a novos dados de pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e do World Resources Institute (WRI), agora é possível se ter uma resposta: a cobertura de árvores está (re)surgindo em todo o mundo.

Ao todo, 130,9 milhões de hectares de terra ganharam cobertura de árvores globalmente entre 2000 e 2020, de acordo com o estudo. O montante totaliza uma área maior do que o Peru: uma boa notícia a ser celebrada neste Dia de Proteção às Florestas, comemorado anualmente em 17 de julho.

Nem tudo, porém, são boas novas: embora o mundo tenha conquistado uma área significativa de cobertura arbórea nas últimas duas décadas, ainda perdeu muito mais, com uma redução líquida total de mais de 100 milhões de hectares. E novas árvores não compensam a perda de florestas antigas e ricas em carbono.

Esses novos dados oferecem uma chance de examinar onde e por que o ganho está acontecendo, abrindo novas oportunidades para monitorar e informar os esforços de restauração florestal em todo o mundo.

Rússia, Canadá e Estados Unidos compreendem mais da metade do ganho mundial de árvores por área, em 68 milhões de hectares coletivamente. No entanto, todos os três países também perderam mais cobertura de árvores do que ganharam, obtendo perdas líquidas gerais de 2000 a 2020. No total, 36 países tiveram um ganho líquido de cobertura arbórea nesse período, com padrões regionais distintos.

Países europeus, incluindo Irlanda, Polônia, Dinamarca e Holanda, tiveram alguns dos maiores aumentos. Considerando todo seu continente, a Europa tem mais cobertura florestal agora do que em 2000 – um aumento líquido de 6 milhões de hectares.

A Ásia também tem uma grande proporção de países com ganho líquido, como Tajiquistão e Quirguistão, na Ásia Central, e Bangladesh, Índia e Paquistão, no sul da Ásia.

Os ganhos líquidos foram menores na África e nas Américas. Na América do Sul, o Uruguai é o único país com ganho líquido, enquanto na África, os ganhos foram encontrados no Sudão, Sudão do Sul, Marrocos e Argélia.

Envie seu Comentário

comments