Confira abaixo os nomes das organizações e dos 23 projetos selecionados dentro do edital “Amazônia de Todas as Lutas: Direitos e Espiritualidades para o Bem Viver”, realizado com apoio da Fundação Ford:
Título do Projeto | Nome da Organização | Estado |
FORTALECIMENTO DOS DIREITOS DOS HUNI KUI DE NOVA OLINDA (MÃE IXTXI NATI) | ASSOCIAÇÃO DE SERINGUEIROS, PRODUTORES E ARTESÃOS KAXINAWA DE NOVA OLINDA | AC |
CONHECENDO O DIREITO PARA DEFESA DA VIDA | ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DO POVO MARUBO DO ALTO RIO CURUCA | AM |
XIII ENCONTRO DE MULHERES INDÍGENAS – FORTALECENDO A ARTICULAÇÃO E VISIBILIDADE DO TRABALHO DAS MULHERES INDÍGENAS NO TERRITÓRIO DO RIO NEGRO | FEDERAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO RIO NEGRO | AM |
COOPERATIVISMO E EMPODERAMENTO DE MULHERES AMAZÔNICAS- INTERCÂMBIOS DE EXPERIÊNCIAS PARA O GRUPO SABOR E ARTE QUILOMBOLA DE ROSÁRIO/MA | ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES RURAIS QUILOMBOLAS DE BOA VISTA | MA |
CONSTRUINDO O FUTURO – RESGATANDO A IDENTIDADE E A CULTURA QUILOMBOLA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO | ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLAS DE MORADORES DO POVOADO MATA DE SÃO BENEDITO DO MUNICÍPIO DE ITAPECURU-MIRIM | MA |
PROJETO ILÊ IPONRI – (PALAVRA QUE EM LÍNGUA IORUBÁ SIGNIFICA TERRA ANCESTRAL) | CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS VISÃO DE FUTURO | MA |
RESILIÊNCIA CAMPONESA COMO PRÁTICA FEMININA- TECENDO LUTAS EM DEFESA DA VIDA NOS BABAÇUAIS DO MARANHÃO | UNIÃO DOS TRABALHADORES RURAIS DA LOCALIDADE ALTO GRANDE | MA |
BABASSUAIS DE PÉ MULHERES PRESERVANDO E RESISTINDO | CLUBE DE MÃES TRABALHADORAS RURAIS QUILOMBOLAS LAR DE MARIA | MA |
DIÁLOGOS JUVENIS SOBRE DIREITOS E VIVÊNCIAS DE ESPIRITUALIDADE PARA O BEM VIVER | INSTITUTO DE FORMAÇÃO JUVENIL DO MARANHÃO | MA |
SEMINÁRIO INTER-RELIGIOSO – DIÁLOGOS DE COMBATE AO RACISMO RELIGIOSO E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS | TENDA SÃO JORGE JARDIM DE OEIRA DA NAÇÃO FANTI-ASHANTI | MA |
RESTAURAÇÃO | ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES DE ATITUDE E SUA PARENTELA DO RESIDENCIAL NOVA TERRA | MA |
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E DEFESA DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA BOM REMÉDIO/ABATETUBA-PA | ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO DAS ILHAS DE ABAETETUBA | PA |
RESISTÊNCIAS – ESPIRITUALIDADES, RITUAIS E VIVÊNCIAS, UM INTERCÂMBIO NO CUIDADO DA CASA COMUM EM BUSCA DO BEM VIVER | CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS – PA | PA |
FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE INDÍGENA E RELIGIOSA TEMBÉ DO ALTO RIO GUAMÁ (ALDEIA ITA PUTYR) | CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO – NORTE II | PA |
PROTOCOLO COMUNITÁRIO DE CONSULTA E CONSENTIMENTO PRÉVIO, LIVRE E BEM INFORMADO DO POVO SURUÍ AIKEWARA COMO FERRAMENTA DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E TERRITÓRIAIS | ASSOCIAÇÃO INDÍGENA DA ALDEIA YETA DO POVO AIKEWARA | PA |
UNIÃO E RESISTÊNCIA- A LUTA EM DEFESA DO RIO TOCANTINS E DOS DIREITOS DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS | ASSOCIAÇÃO DE DEFESA A VIDA E AO MEIO AMBIENTE | PA |
MULHERES TEMBÉ EM BUSCA DE CONHECIMENTO PARA FORTALECER SUAS LUTAS | ASSOCIAÇÃO DO GRUPO INDÍGENA TEMBÉ DAS ALDEIAS SEDE E ITUAÇU | PA |
RESISTIR COM FÉ- INTER-RELIGIOSIDADE NO FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES CAMPONESAS NA AMAZÔNIA PARAENSE | ASSOCIAÇÃO FILHOS DA TERRA | PA |
JUVENTUDES – TECENDO DIÁLOGOS SOBRE PARTICIPAÇÃO ATIVA PARA O ENFRENTAMENTO DE RACISMO, FUNDAMENTALISMOS RELIGIOSOS E POLÍTICOS NA PERIFERIA DE BELÉM/PA | MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS – REPÚBLICA DO PEQUENO VENDEDOR | PA |
COMUNICAÇÃO POPULAR COMO FERRAMENTA DE LUTA, TRANSFORMANDO VIDAS NAS COMUNIDADES EXTRATIVISTAS/SERINGUEIROS DE RONDÔNIA | COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – RONDÔNIA | RO |
FÉ E RESISTÊNCIAS – QUANDO O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO AUTORIZA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PRATICADA CONTRA MULHERES E MENINAS | ASSOCIAÇÃO ANGLICANA DE DEFESA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA – DESMOND TUTU | RO |
ROMPENDO SILÊNCIOS – AFIRMANDO DIREITOS DE MULHERES INDÍGENAS | ASSOCIAÇÃO DOS MIGRANTES INDÍGENAS RORAIMO | RR |
AMAZÔNIA E AMAZÔNIDAS RESISTEM – EM DEFESA DOS DIREITOS TERRITORIAIS QUILOMBOLAS, DA PRESERVAÇÃO DO BIOMA E DE SEUS POVOS | COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – ARAGUAIA/TOCANTINS | TO |
Dos nove estados da Amazônia brasileira, sete foram contemplados: Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao todo, o processo seletivo recebeu 47 propostas.
As propostas selecionadas serão protagonizadas por povos indígenas, comunidades tradicionais, igrejas, organismos ecumênicos, grupos inter-religiosos e de matriz africana, nos seus processos de participação social e política, e que tenham relação com a defesa de direitos e a luta contra os fundamentalismos na região.
A partir desse momento, a CESE entrará em diálogo com cada organização proponente para ajustes no conteúdo de seus projetos e orçamentos visando atender aos critérios institucionais, de forma que as propostas estejam aptas para oficialização do apoio. Ressaltamos que, nessa etapa, há possibilidade de que algum projeto não consiga concluir o processo para concretização de parceria.
Para cada um dos projetos apoiados será firmado um contrato entre a CESE e a organização formalmente responsável, no qual está previsto o envio dos relatórios de atividades e financeiro nos prazos estipulados e conforme modelo dos formulários específicos que serão enviados no momento contratual.
Agradecemos a todas as organizações e movimentos que participaram deste processo. Lembramos que, para além deste edital, a CESE recepciona, ao longo do ano, demandas espontâneas através do Programa de Pequenos Projetos.