Conheça Dona Maria do Socorro Teixeira Lima, da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP), em Tocantins.
Mês: novembro 2022
A democracia fora do teto e os guardiões do templo dos mercados
Por Luis Fernando Novoa Garzon – A pontuação desautorizadora do fraseado presidencial feita pela troika tucana (Armínio Fraga, Pedro Malan e Edmar Bacha) quer primeiro mostrar um estranhamento, uma advertência técnica de economistas que tornaram indistinguíveis as posições de operadores da banca privada e de gestores do Banco Central e Ministério da Fazenda entre 1994 e 2002. Sabe lá o que significa cair a Bolsa e aumentar o dólar, perguntam os tradutores do simultâneo interesse de manter o negócio Brasil tal como ele é.
Amapá sedia encontro da juventude extrativista
A juventude não quer só comida, quer diversão e arte, quer a vida como a vida quer (Titãs, 2008), quer ser ouvida, quer demostrar e dizer o que pensam, quer abrir seu coração para o diálogo saudável e produtivo. A conversa com a juventude precisa ser autêntica, honesta, diálogo aberto para debater as pautas que façam parte de sua realidade.
Leia MaisNestes 50 anos, violência contra indígenas tornou-se um combate cotidiano, diz Cimi
Conselho criado em 1972 no combate à ditadura pede perdão aos povos indígenas pelos “pecados da colonização”
Leia MaisClipe da Copa do Mundo tem ritmo do Norte
Clipe de “Taça na Mão”, a aposta musical dos artistas rondonienses Mariadri, Mc Karlo e Luan Moreira para embalar a torcida brasileira durante os jogos da copa, é lançado neste dia 08 de outubro.
Leia MaisO FRACASSO DO NEOLIBERALISMO
O Cafezinho, por Por Pedro Breier – Entra governo, sai governo e o samba de uma nota só de incontáveis comentaristas políticos, amadores e profissionais, segue tocando: “cuidado com o rombo fiscal!”. Para sermos justos, há uma variação importante no samba, já que a grita sobre os gastos públicos costuma ser maior quando o governo da vez está à esquerda no espectro político.
Leia MaisComo a democracia deve lidar com manifestações contra a democracia?
Na FSP, Hélio Schwartsman – A democracia pode tolerar protestos contra a democracia? A pergunta tem interesse acadêmico, mas, no mundo real, nem é preciso ter uma resposta a ela para mandar reprimir manifestações de bolsonaristas que ainda pipocam aí. Os manifestantes, afinal, vêm cometendo uma série de delitos, como constrangimento ilegal e desobediência, que independem de uma análise das motivações para justificar a ação policial.
Quem são os (poucos) jogadores progressistas na lista de convocados de Tite para a Copa?
Em um meio tradicionalmente composto por atletas com posicionamentos de direita, exemplos são raros
Leia MaisFundadora da Agência Lupa defende ‘silêncio estratégico’ contra fake news
FSP, SÃO PAULO – O silêncio estratégico é a melhor forma de combater a desinformação, de acordo com Cristina Tardáguila, diretora do ICFJ (International Center for Journalists) e fundadora da Agência Lupa.
Leia MaisAssociações e lideranças indígenas se solidarizam com procuradora atacada por bolsonaristas
Organização dos Povos Indígenas de Rondônia e Noroeste do Mato Grosso – OPIROMA. Expressamos nossa solidariedade a Dra. Gisele, procuradora do MPF/RO, que tem defendido e garantido o nosso direito no estado de Rondônia e sempre esteve à frente para a defesa de nossos territórios sagrado.
Reafirmamos nosso REPUDIO contra a manifestação que ocorre na BR 364 em Vilhena e Região não pactuamos com as atitudes de “lideranças que atua na ilegalidade,” não obedecendo o direito de Ir e vir do cidadão Rondoniense, causando a desordem social.