Presidente Lula destaca café produzido em Rondônia pela primeira barista indígena do Brasil

Presidente Lula destaca café produzido em Rondônia pela primeira barista indígena do Brasil

Rondônia Dinâmica–  Em um gesto que fortalece a visibilidade das produções indígenas brasileiras, o presidente Lula publicou em suas redes sociais um vídeo em que experimenta o café produzido por Celesty Suruí, jovem do povo Paiter Suruí de Rondônia, destacando sua qualidade.

O café, que tem ganhado espaço no mercado, é fruto do trabalho e da inovação da comunidade da aldeia Lapetanha.

Celesty Suruí, mencionada como a primeira barista indígena do Brasil, foi recentemente matéria de destaque na revista Cláudia, que narrou a evolução de sua comunidade através do cultivo do café.

 

Segundo a publicação, após a demarcação de território e a saída dos colonos na década de 80, os cafezais se transformaram em um vetor de desenvolvimento comercial para os Paiter Suruí.

A incursão de Celesty no mundo do café começou quando a COFFEA Trips proporcionou um curso de barista para as mulheres da aldeia. Desafiando estereótipos e expectativas, Celesty não apenas se tornou uma especialista no ramo, mas também uma peça-chave para o avanço técnico da produção local.

O reconhecimento não tardou, e a dedicação dos Suruí ao café de qualidade foi coroada com um prêmio na competição Florada Premiada, evidenciando não apenas a excelência do produto, mas também a persistência e resiliência de Celesty e seu povo.

O apoio presidencial vem em um momento crucial, destacando a importância do reconhecimento e da valorização das comunidades indígenas e de seus produtos no Brasil.

A menção do presidente Lula serve não apenas como um elogio ao sabor do café, mas também como um reconhecimento do papel vital que as práticas sustentáveis e culturalmente enraizadas dos povos indígenas desempenham na sociedade e economia brasileira.

CONFIRA:

Envie seu Comentário

comments