Recomendação foi direcionada aos britânicos, com fama de beberrões; maconha está legalizada no país desde abril
A declaração foi dada pelo porta-voz da polícia de Gelsenkirchen, Stephan Knipp, ao tabloide The Sun. A cidade alemã será a sede da partida entre Sérvia e Inglaterra válida pela primeira rodada do torneio, às 16h.
“Não há problema para os fãs fumarem cannabis na rua. Se virmos um grupo de pessoas bebendo álcool e parecendo um pouco agressivas, e outro grupo fumando MACONHA, é claro que vamos olhar para o grupo que está bebendo álcool”, afirmou.
Cenas de violência entre torcedores na Eurocopa são um problema histórico. E os britânicos protagonizaram cenas de violência nas edições de 1980, de 2000 e de 2016.
A polícia alemã, posteriormente, teve que comunicar que o consumo de maconha em ambientes oficiais da Eurocopa, como estádios, festas e outros locais, é proibido. A recomendação se limita às ruas.
As restrições contra álcool também foram impostas nas regiões próximas de estádios em horários próximos ao jogo. “Nós queremos prevenir a violência e manter as pessoas seguras. Nosso foco será em torcedores que estão bebendo e potencialmente agressivos. É por isso que colocamos medidas de segurança no consumo de álcool”.