Por Adaides Batista dos Santos – Dadá – Ernesto Melo, conhecido carinhosamente como “o poeta da cidade” de Porto Velho, é o protagonista de um documentário que celebra sua vida e obra. Este compositor popular, cuja música e poesia capturam a alma e a história de Porto Velho, no documentário convida o público a uma viagem pelos bairros antigos da cidade, onde canta suas canções e conversa com antigos moradores, poetas e compositores, sobre a história da cidade de Porto Velho e seus bairros. Leia Mais
Mês: julho 2024
Após dois meses, desintrusão na Terra Indígena Karipuna é finalizada
Agência Brasil – O governo fez nesta terça-feira (30), na aldeia Panorama, em Rondônia, entre a capital Porto Velho e o município de Nova Mamoré, uma cerimônia para marcar a conclusão da operação de retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna.
O processo de desintrusão, que é a retirada dos invasores ilegais, começou em junho e marca o retorno dos povos originários. Os karipuna já têm direito homologado à área desde 1998, mas somente, em 2020, conseguiram, no Supremo Tribunal Federal (STF), a retirada definitiva dos madeireiros e grileiros que ocupavam a região.
Essa é a quarta desintrusão realizada pelo governo federal desde 2023, conforme o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas e atual ministro em exercício, Eloy Terena. Também ocorreram operações nas terras indígenas Apyterewa, Trincheira Bacajá, Alto Rio Gama, no Pará. Na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, a operação ainda não foi finalizada.
“Proteger terra indígena é compromisso constitucional do Estado brasileiro”, afirmou Eloy Terena.
Histórico
O povo indígena Karipuna, que já contou com uma população de cerca de 5 mil pessoas, no momento do primeiro contato com os não indígenas, ocupava uma área de mais de 200 mil hectares. Em 1988, a área foi reduzida para 153 mil hectares, um pouco menor que Altamira, no Pará, a maior cidade do país em extensão territorial, que conta com 159 mil hectares.
O contato com os não indígenas e a chegada de doenças virais, como gripe, coqueluche e catapora, levou ao povo quase à extinção, com apenas sete indivíduos. Agora, são 63.
“No passado, muitos faleceram através das doenças e por causa do contato. Quase fomos extintos”, conta André Karipuna, cacique da Aldeia Panorama.
“É a nossa missão institucional manter essa terra livre, fazer com que essa população aumente, fazer com que os direitos sociais cheguem, fazer com que todo esse quadro do passado não se repita”, destacou Joenia Wapichana, presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, ao participar da cerimônia que marcou o fim da desintrusão do território.
Desintrusão
A operação para retirar grileiros e extrativistas ilegais contou com a participação de mais de 20 órgãos federais. Foram apreendidos 54 metros cúbicos de madeira ilegal e foram destruídas 25 edificações,17 pontes e seis acessos à terra indígena.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a terra indígena Karipuna foi a mais invadida no estado de Rondônia ao longo dos anos. A conclusão do processo de desintrusão vai trazer mais proteção e segurança para essa população.
A próxima fase é o processo de consolidação do território, que envolverá o Ministério dos Povos Originários e a Funai para a regularização fundiária e implementação de políticas públicas indigenistas.
Edição: Carolina Pimentel
Ji-Paraná sedia I Encontro Estadual contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio
O encontro tem grande importância, pois Rondônia ocupa o primeiro lugar no ranking de feminicídios e o segundo lugar em homicídios de mulheres no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
É hora de debater e agir para frear a violência contra as mulheres. Leia Mais
Projeto Cultural: “Sarau Itinerante: Cultura é Arte no Beradão” acontecerá no Distrito de São Carlos – Baixo Madeira
Neste sábado, dia 03 de agosto de 2024, das 19h às 21h30min, acontecerá no Pátio da Igreja Católica no Distrito de São Carlos – Baixo Madeira, o projeto cultural “Sarau Itinerante: Cultura é Arte no Beradão”. Leia Mais
Brasil tem déficit de 3,5 mil fiscais do trabalho; Amazonas é o estado mais prejudicado
Ato em Rondônia marca fim da desintrusão da TI Karipuna
Agência Brasil – Órgãos federais realizam, na tarde desta terça-feira (30), em Rondônia, uma cerimônia para marcar a conclusão da operação de retirada (desintrusão) de não indígenas da Terra Karipuna. Leia Mais
MPF apura suposto abuso da liberdade de crença por parte de cristãos em aldeia indígena de Rondônia
Porto Velho, RO – O Ministério Público Federal (MPF) emitiu a Portaria nº 35, datada de 25 de julho de 2024, com o objetivo de investigar uma denúncia de abuso do exercício do direito de liberdade de crença por integrantes de uma religião cristã na Aldeia Sagarana, localizada na Terra Indígena Sagarana. A aldeia está localizada no Vale do Guaporé, no afluente Baia da Coca. Leia Mais
‘É o inferno na terra’: a vida em Gaza em meio a água de esgoto e montanhas de lixo
No Brasil 247
No Brasil 247 – O encontro que acontece há 14 anos reúne jornalistas, comunicadores populares, ativistas, movimentos sociais e quem se engaja na luta pela democratização da comunicação no Brasil. Leia Mais
Setor cultural emite nota de repúdio ao PAAR da Sejucel
Os artistas e grupos artísticos do Estado de Rondônia vêm por meio desta expressar o seu mais alto repúdio quanto às recentes ações da Sejucel/RO, conforme consignado a seguir: Leia Mais