Uma vida rasa ou a busca do conhecimento

Uma vida rasa ou a busca do conhecimento

Por Toninho TavernardPerguntas que acompanham a humanidade desde o início dos tempos: De onde vim? Para onde vou? O que vim fazer aqui?

Estas questões deveriam estar no centro das nossas vidas, dada a profundidade e importância que representam para nossa existência breve. No entanto, observamos que tais reflexões não ocupam a mente da maioria das pessoas. Vivemos numa sociedade rasa, superficial, onde a correnteza tecnológica—celular, internet, redes sociais—domina o pensamento humano, moldando valores, tendências e ideias que são prontamente aceitos sem questionamento, transformando-nos em prisioneiros de uma cultura instantânea.

Uma análise superficial já revela o absurdo que éatravessarmos a vida, do berço ao túmulo, sem refletirmos sobre nosso papel no mundo, na sociedade, na família. Perguntas como “De onde vim? Para quê? Qual minha missão na terra? Deus existe? O que Ele quer de nós? Por que sofremos? Só vivemos uma vida? Existe reencarnação?” são fundamentais. Religiões, filosofia, esoterismo, parapsicologia, e diversas outras áreas têm se debruçado sobre essas questões por milênios, produzindo uma infinidade de obras que lançam luzes sobre esses mistérios.

Textos sagrados como a Bíblia (Jesus), o Baghavad Gita (Krishna), o Corão (Maomé), o Dhammapada (Buda), e pensamentos de grandes filósofos como Platão, Sócrates, Aristóteles, Hermes Trismegisto, Helena Blavatsky, entre outros, nos legaram verdadeiros roteiros para níveis espirituais e morais mais elevados. No entanto, dados do IBGE de 2022 indicam que apenas 16% dos brasileiros leem. A produção de conhecimento e a busca pelo autoaperfeiçoamento não têm sido prioridades em nossa sociedade.

A evolução da humanidade está intrinsecamente ligada ao crescimento individual de cada ser humano. Uma sociedade só avança na senda do progresso com o avanço do seu povo. Uma vida sem crescimento é uma vida desperdiçada, e a vida é uma dádiva divina que deveríamos valorizar e multiplicar em ações, conhecimento e aprimoramento. O ser humano evolui e cresce ao aprimorar a moral, a verdade, a honestidade, a ética, o respeito pela vida dos outros e do planeta. O ser humano evolui quando estuda, aprende, lê, exercita a tolerância, a paciência, pratica o bem, e se propõe ser melhor hoje do que foi ontem.

Sócrates dizia que “Só é útil o conhecimento que me torna melhor”. Para ele, o simples acúmulo de conhecimento, sem sua aplicação prática e sem o aprimoramento moral e ético, de nada serve. Água parada apodrece. Vida estagnada adoece o corpo e o espírito. Questione-se! Busque a verdade! Jesus dizia que ela tem o poder de nos libertar, sobretudo das amarras da ignorância.

Envie seu Comentário

comments