Seca afeta 10 mil pessoas, isola comunidades e causa desabastecimento no Amazonas

Seca afeta 10 mil pessoas, isola comunidades e causa desabastecimento no Amazonas

Por Matheus Castro, g1 AM

Com pouco mais de 17 mil habitantes, o município de Envira, localizado na região sudoeste do Amazonas e distante 1.200 km de Manaus, já sofre os impactos daquela que pode ser a maior seca dos últimos anos no estado, segundo o governo estadual. Dez mil pessoas já foram afetadas pelo fenômeno, que também tem isolado comunidades, encalhado embarcações e causado problemas de abastecimento de insumos no município.

O cenário que se desencadeia em Envira é esperado para todo o estado. O governo do Amazonas prevê que a situação neste ano pode ser ainda pior do que a vivida no ano passado, quando foi registrada a maior seca da história do Amazonas. Até o momento, 20 das 62 cidades do estado já estão em situação de emergência. Em Manaus, o Rio Negro desceu 54 centímetros só em julho.

A estiagem do ano passado também afetou Envira, isolando comunidades e trazendo problemas de abastecimento. No entanto, neste ano, o fenômeno começou mais cedo por lá. No dia 16 de julho de 2023, o Rio Tarauacá, que banha a cidade, media 8,55 metros. Nesta terça (16), um ano depois, o mesmo rio está medindo 5,26 metros.
Na foz do Rio Jurupari, um dos afluentes do Rio Envira, já é possível fazer o trajeto entre as duas margens a pé. No fim de semana, as águas mediam 1,22 metro. No ano passado, no mesmo período, as águas estavam em 6,77 metros.

Seca isola comunidades e causa desabastecimento no interior do Amazonas

20 cidades decretaram situação de emergência por conta da seca, que pode superar recorde de 2023

Dados da Defesa Civil apontam que sete mil pessoas já foram impactadas pela seca dos Rios Taraucá e Envira na sede do município, e outras três mil sofrem os efeitos do problema na zona ribeirinha. A situação é tão crítica que fez com que a prefeitura também decretasse situação de emergência.

Envie seu Comentário

comments