Barão de Itararé lança candidatos para participação social na EBC

Barão de Itararé lança candidatos para participação social na EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) iniciou, nesta quinta-feira (21), por meio de seu site, a votação para eleger os membros do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) e do Comitê Editorial e de Programação (Comep). Os dois fóruns compõem o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas).

Os comitês serão compostos por organizações da sociedade civil, entidades e emissoras públicas de rádio e televisão e visam, entre outras tarefas, “acompanhar as diretrizes da programação dos veículos da empresa em relação à diversidade social, pluralidade de ideias e de fontes, além das finalidades educativa, artística, cultural, informativa e de promoção da cidadania”, informa a EBC.

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé participa da iniciativa e indica, para representar a organização no Cpadi, no segmento “Sociedade Civil”,  a jornalista e coordenadora do Barão, Luciana de Oliveira, com a suplência do coordenador da entidade e fundador do Jornal Empoderado, Anderson Moraes. Para o Comep, o Barão apoia a candidatura da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), encabeçada por Lalo Leal Filho, com Eliane Benício na suplência.

A votação é online e ocorre até a próxima quinta-feira (28). Para votar basta ser cadastrado no portal de serviços do Governo Federal (gov.br). Segundo a EBC, o Comep, será formado por 11 titulares e mais 11 suplentes. Já o Cpadi terá 16 titulares e igual número de suplentes.

Conheça os candidatos:

Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi)

Luciana de Oliveira (vote aqui)

Nascida em Porto Velho/RO, é jornalista e bacharel em Direito, e ativista pelos Direitos Humanos. Foi repórter, editora e apresentadora da TV RO, TV Alamanda, TV Meridional e Sistema Gurgacz de Comunicação. Atualmente produz reportagens para o blog que tem o seu nome, o blog da da Luciana Oliveira. É colunista e repórter do portal Brasil 247, além disso, colabora com os portais da mídia alternativa como Brasil de Fato, Jornalistas Livres e Mídia Ninja. Uma voz para ecoar todas as vozes dos povos das terras, das águas e das florestas do Norte, da Amazônia.

 

Anderson Moraes (Suplente)

Nascido em São Paulo/SP, é jornalista e assessor de imprensa. Após ter uma WebRadio esportiva, fundou em 2016, o Jornal Empoderado que se tornou uma referência em um jornalismo Antirracista e com compromisso nos direitos humanos, – recebeu o prêmio “Cidadania na Periferia” pelo Ministério dos Direitos Humanos e SECOM. Militante do movimento negro e contribui desde a fundação da Frente Nacional Antirracista (FNA) e na Frente Parlamentar Popular pela Democratização da Comunicação (FrenteCom)

 

 

Comitê Editorial e de Programação da empresa (Comep)

Laurindo Lalo Leal Filho (vote aqui)

É formado em Ciências Sociais pela USP, com mestrado em Sociologia pela PUC/SP, doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e pós-doutorado no Goldsmiths College, da Universidade de Londres. Tem vários livros e artigos publicados sobre cultura e comunicação, com ênfase na comunicação pública. Foi professor na ECA/USP, na PUC/SP e na pós-graduação da Faculdade Cásper Libero. Atuou como repórter, editor e apresentador nas Tvs Globo, Cultura, Gazeta, Bandeirantes (onde foi editor-chefe do Jornal da Band) e Brasil (onde dirigiu e apresentou por dez anos o programa VerTV). Exerceu o cargo de Ouvidor-Geral da EBC entre 2008 e 2010.

Eliane Benicio (suplente)

Jornalista pós-graduada em História do Século XX, com prática na cobertura de notícias para jornais – Jornal do Brasil, O Dia e O Povo – e TV’s – Band e TV Brasil. Nesta atuou de 2008 a 2013, e de 2022 a 2023, quando foi selecionada para o cargo de Gerente de Telejornais/Rio, editora-chefe e apresentadora do Repórter Brasil Tarde. Passou ainda pelo Canal Futura e pela TV Escola. Em 2021 foi convidada a criar e comandar um programa na Roquette-Pinto – a rádio pública do Estado. O ‘Papo Reto’ destaca personagens e fatos positivos de favelas e periferias. A vasta experiência com Comunicação Pública inclui a Rio TV Câmara, onde atua no momento.

Envie seu Comentário

comments