Repórter do 247 Luciana Oliveira vai compor comitê de participação social na EBC

Repórter do 247 Luciana Oliveira vai compor comitê de participação social na EBC

247 – A jornalista, ativista e repórter  do Brasil 247, Luciana Oliveira, foi indicada pelo Centro de Estudos Barão do Itararé e obteve a maior votação para vaga no Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cipadi) da EBC.

Na suplência o indicado foi Anderson Luiz, liderança importante do movimento negro e da luta antirracista e fundador do jornal O Empoderado.

De 32 inscrições, 22 foram habilitadas para o processo eleitoral no Cipadi.

“É um lugar de fala que será ocupado por uma mulher amazônida, do Norte, que vai ecoar as vozes dos povos das terras, das águas e das florestas. Da beira, do campo e da cidade. Agradeço ao Centro de Estudo Barão do Itararé e a todos e todas que dedicaram tempo e confiança ao votar”, disse Luciana.

O Comep tem a finalidade de promover a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, observada a pluralidade da sociedade brasileira. O Processo Seletivo visa à seleção de 10 representantes titulares e 10 suplentes dos seguintes seguimentos: emissoras públicas de rádio e televisão; cursos superiores de Comunicação Social, setor audiovisual independente; veículos legislativos de comunicação; comunidade cultural; comunidade científica e tecnológica; entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes; entidade da sociedade civil de defesa do direito à comunicação; e cursos superiores de Educação.

Além dos dez membros, haverá representante das empregadas e empregados da EBC, com o respectivo suplente.

Sobre o Cipadi

O Cipadi tem entre suas funções o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange à participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica. O foco também está na pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas, informativas e promotoras da cidadania.

O processo seletivo para o Cipadi vai selecionar 16 representantes titulares, com seus respectivos suplentes. Serão considerados para composição deste Comitê 11 representantes de organizações gerais da sociedade civil, sendo que um deles deverá ser representante de entidades sindicais de radialistas ou jornalistas. Ao menos cinco representantes de organizações gerais da sociedade civil deverão ser indicados por entidades ou organizações com atuação direta e comprovada no campo da comunicação pública.

Ainda farão parte do Cipadi cinco representantes de emissoras públicas integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), sendo um de cada macrorregião geográfica. Também comporão o Cipadi os 11 membros selecionados para o Comep.

Envie seu Comentário

comments