Artistas da Lei Paulo Gustavo promovem acesso à cultura e geração de renda em Rondônia

Artistas da Lei Paulo Gustavo promovem acesso à cultura e geração de renda em Rondônia

*Por Izabela Lima – Editais de fomento realizados pelo Estado contemplaram mais de 340 iniciativas culturais do audiovisual, literatura, teatro, dança, circo e música.

Cultura, um bem estratégico

A cultura para além das festividades e do lazer, é algo que impacta o cotidiano e o costume de uma comunidade, também corresponde a uma grande indústria criativa, que movimenta recursos e a geração de renda, o equivalente a 3,11% do PIB, mas o que poucos sabem que o setor cultural produz mais bens e serviços que o setor automobilístico. 

De acordo com a pesquisa Cultura nas Capitais realizada nas 27 capitais do país pelo DataFolha (2024), revelou a diversidade e desigualdade de acesso às atividades culturais considerando tanto os parâmetros de gênero, quanto por classe econômica, escolaridade, orientação sexual, faixa etária, cor/raça, estado civil, religião e acesso à internet. Em Porto Velho a falta de acesso se mostrou evidente principalmente quando consideramos os Museus (15%), Saraus (8%), Concertos (5%) e Teatro (14%), um reflexo da priorização das políticas públicas voltadas para arte e cultura visando o desenvolvimento social.

É preciso um olhar estratégico em relação ao setor cultural, pois reflete tanto no turismo, quanto no setor de negócios. Sendo primordial a implementação de políticas públicas para democratização da cultura, o reconhecimento da diversidade regional, o acesso aos aparelhos culturais (museus, casas de cultura, galerias) pelos agentes culturais, a criação e recuperação de espaços como museus, galerias, centros culturais e teatros, a aprovação de leis de fomento para fortalecimento da cultura e arte, assim como, para a manutenção das expressões tradicionais.

Lei Paulo Gustavo em Rondônia

A Lei Paulo Gustavo é uma política pública que nasce com objetivo de incentivar o setor cultural que foi duramente impactado na pandemia de covid-19, garantindo a distribuição de recursos emergenciais para execução de projetos culturais em todo o país. De acordo com o Ministério da Cultura – MinC, somente para a Região Norte foram destinados 424 milhões de reais. Em Rondônia, o recurso federal foi dividido para o Estado e aos 41 municípios, onde cada município destinou por meio de editais o repasse para os produtores e artistas locais.

Confira alguns projetos culturais que serão executados ao longo do ano de 2025 via lei de fomento à cultura – Lei Paulo Gustavo:



*Izabela Lima, cantora, compositora e produtora cultural

 

Envie seu Comentário

comments