Odebrecht: Hidrelétrica de Santo Antônio está na lista

Odebrecht: Hidrelétrica de Santo Antônio está na lista

image

Sérgio Moro decreta sigilo de inquérito que investiga planilha da Odebrecht

No Paraná Portal

O juiz federal Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato, decretou sigilo do inquérito da Polícia Federal que investiga crimes relacionados ao Setor de Operações Estruturadas da empreiteira Odebrecht.

Em despacho publicado nessa quinta-feira (29), no sistema eletrônico da Justiça Federal, o juiz afirma que novos mandados podem ser cumpridos contra terceiros e a divulgação dos autos poderia comprometer a investigação.

“Como as investigações dos pagamentos nesse setor têm desdobramentos imprevisíveis, o que poderá levar à necessidade de novas diligências, inclusive novas quebras e buscas, decreto sigilo sobre estes autos em relação a terceiros e aos investigados. Observo, ademais, que nenhum dos investigados no processo 5046159- 54.2016.4.04.7000 sofre no momento qualquer restrição a sua liberdade ou a sua propriedade. Franqueado, por ora, o acesso apenas à autoridade policial e ao MPF, sem prejuízo do levantamento do sigilo quando não houver mais riscos às investigações”, despachou o juiz.

O juiz também determinou que o acesso ao inquérito pelos investigados será decidido caso a caso.

Em petição encaminhada nessa quarta, a defesa do ex-ministro Antônio Palocci, questionou o sigilo de parte da investigação. Sérgio Moro respondeu em despacho que a defesa indique especificamente o pedido de acesso. “Observo que a maior parte dos procedimentos relacionados ao presente feito tramitam sem sigilo ou sob sigilo nível 1, estando acessível, portanto, às partes, ainda que via processo relacionado. Caso haja algum procedimento a que a Defesa não tenha acesso, deve indicar especificamente o número para viabilizar análise individualizada deste Juízo”, disse o juiz.

Considerando que Palocci será ouvido nesta quinta-feira (29), o juiz liberou o acesso da defesa. “Especificamente no que diz respeito ao inquérito 5054008-14.2015.404.7000, considerando-se que Antonio Palocci Filho será ouvido pela autoridade policial na data de amanhã (quinta), defiro o acesso ao referido inquérito”, encaminhou.

Moro Investigação

O delegado da Polícia Federal (PF) Filipe Pace, que atua na força-tarefa da Operação Lava Jato, abriu, na última terça-feira (27), um inquérito sobre suspeitas de pagamento de propina pelo grupo Odebrecht em dezenas de obras pelo Brasil.

As investigações começaram na 23ª fase da Lava Jato, em fevereiro, quando foi rastreado um repasse do grupo ao marqueteiro João Santana.

A PF possui planilhas e e-mails que, em conjunto, apontam que houve pagamento de propina em diferentes níveis de “solidez”. Algumas obras investigadas são do âmbito federal, do governo do PT, mas há também obras de governos estaduais da antiga oposição, como as linhas 2 e 4 do metrô de São Paulo, obra realizada sob comando do PSDB. Há, ainda, obras de gestões municipais. As obras mais antigas da lista são de 2004.

Uma das planilhas apreendidas chama-se Programa Posição Especial Italiano e cita R$ 128 milhões pagos em propina ao PT a mando do “italiano”, que seria o ex-ministro Antonio Palocci, preso na segunda-feira (26), na 35ª fase da operação. Palocci deve depor nesta quinta-feira (29).

Até agora, a PF tem decifrado os documentos sem a ajuda dos executivos da Odebrecht, que negociam uma delação premiada. A única investigada que colaborou com com a força-tarefa no Paraná foi Maria Lúcia Tavares, ex-funcionária do “setor de propinas” do grupo. Ela foi chamada de “corajosa” pelo delegado Filipe Pace, por “romper o silêncio” da Odebrecht.

A empreiteira não se manifestou sobre o caso. Todos os partidos têm negado os indícios de propina.

Confira a lista das obras já divulgada:

Rio de Janeiro

Aeroporto Santos Dumont
Arco rodoviário
Autódromo Jacarepaguá
Piscinas do Pan 2007
Casas no Complexo do Alemão
Estádio do Maracanã
Metrô Linha 4 – Oeste
Metrô de Ipanema
Terminal Grota Funda
Programa Social (não especificado)
Restauração da praia Sepetiba
Terminal Cabiúnas (interior do estado)
Comperj (interior do estado)
Complexo Japeri (interior do estado)
Hidrelétrica de Simplício (interior do estado)
Hospital do Guarus (interior do estado)

São Paulo

Obras EMTU
Linha 2 – Metrô
Linha 4 – Metrô
Contrato de tratamento de lixo
Sistema de esgoto do município de Mauá
Capivari II / Sanasa (Campinas)
Túnel João Penteado (Campinas)
Corredor metropolitano (Campinas)
Saneamento na cidade de Marinque

Rio Grande do Sul

Trensurb em Porto Alegre
Terceira perimetral de Porto Alegre
Porto do Rio Grande
Molhes do Porto em Rio Grande
Barragem de Taquarembó (Dom Pedrito)

Bahia

Arena Fonte Nova
Enseada de Paraguaçu

Pernambuco

Arena Pernambuco
Enseada de Paraguaçu
Refinaria Abreu e Lima
Pier Petroleiro Suape
Plantas industriais Petroquisa

Ceará

Adutor Castanhão

Espírito Santo

Obras de Cesan

Piauí

Tabuleiros litorâneos do Parnaíba

Paraná

Repar

Rio Grande do Norte

Esgoto do Baldo

Rondônia

Hidrelétrica de Santo Antônio
Projeto Madeira

Santa Catarina

Porto de Laguna

Fora do Brasil

Aeroporto de Catumbela (Angola)
Vias de Luanda (Angola)
Vias Expressas (Angola)
Dutos de gás (Argentina)
Hidrelétrica de Tocoma (Venezuela)

Envie seu Comentário

comments