“A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em parceria com a Acessoria de Comunicação e o Departamento de Artes Visuais apresentou a primeira edição da Revista de Extensão e Cultura da UNIR, Aluá!
Prepará-la foi um desafio que reuniu colaboração efetiva, afetiva e efusiva de vários docentes, discentes e técnicos de nossa instituição, além de parceiros externos que contribuíram apostando na efervescência criativa e cultural de suas produções, investindo neste projeto suas imagens, poesias, relatos, artigos, trajetória profissional e de vida.
A Revista Aluá foi pensada para ampliar a divulgação das ações culturais e de extensão realizadas no âmbito da UNIR, buscando propor interfaces com o ensino e a pesquisa devolvendo para a sociedade parte de sua produção de conhecimento com destaque para as articulações e parcerias realizadas com produtores culturais e artistas.
Pretende publicar artigos científicos resultado das práticas extensionistas com base na integração da comunidade interna e externa, sob a perspectiva da inclusão social e valorização da diversidade e dignidade humana, com destaque para a valorização da produção artística, em suas varias manifestações e linguagens. Acreditamos na capacidade da arte gerar inconformismos e resistências, propor indignações e reflexões que possam promover outras condições, quem sabe, um tanto mais sensíveis sobre nosso espaço de diálogo universitário e suas interfaces com a sociedade em suas mais variadas dimensões.
Aluá oferece um conjunto de artigos e experiências poéticas que, certamente, contribuem de maneira significativa para o conhecimento e reflexão acerca da Extensão Universitária como processo de formação e de diálogo entre a Universidade e a Comunidade.
Um longo caminho foi percorrido para que Aluá chegasse até aqui, no entanto, este trajeto só foi possível graças ao empenho e dedicação de muitos profissionais que, desde o início, acreditaram em nosso projeto e apostaram que seria possível realizá-lo. Em nome da Magnifíca Maria Berenice Alho da Silva Tourinho, mulher, primeira reitora da UNIR, grande incentivadora de Aluá, agradeço a todos os responsáveis por esta revista.
Com isso, afirmo que não mediremos esforços, enquanto Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, para mantê-la viva e produtiva, como o intuito de representar nossa realidade rica de produções e reflexões culturais, artísticas e extensionistas.
Sua periodicidade deverá ser anual e contará, por meio de chamadas públicas, com a participação de nossa comunidade acadêmica e sociedade. Desde já convido a todxs para estarem conosco nesta jornada de realizações. Com um gole de Aluá, celebremos a vida!”
Fonte: UNIR