Aquarteladas

Aquarteladas

A agência de jornalismo independente Amazônia Real lançou nesta sexta-feira (15) na plataforma do Youtube o documentário “Aquarteladas”, produzido pelo projeto “Olhando por dentro da Floresta Amazônia”. Sob a ótica das mulheres da Comunidade de Remanescentes Quilombolas do Forte Príncipe da Beira, o filme conta a história e a opinião delas sobre o conflito territorial com o Exército brasileiro, que ocorre há mais de 14 anos, em Rondônia.

No filme, as mulheres de remanescentes quilombolas denunciam que sofrem restrições dos militares no direito de ir e vir, para fazer as roças, pescar e nas atividades do extrativismo vegetal.

No elenco de “Aquarteladas” a jornalista Maria Fernanda Ribeiro e a fotógrafa Marcela Bonfim, que assinam a direção do documentário, entrevistaram as lideranças Camila da Paz, Caroline de Azevedo Gomes, Dilce Gomes Neri, Edilaine Barros Fernandes, Laís Miriam dos Santos, Maria do Nascimento Rodrigues, Raimunda D’Alvez Santos e Walderez Dias. O documentário contou com a edição de Carlos Maga e a mixagem de som de Pedro Romão. Maria Fernanda assina ainda as reportagens e o roteiro. Marcela fez as fotografias e as imagens e vídeos.

O documentário “Aquarteladas” faz parte do projeto “Olhando por dentro da Floresta Amazônica”, que tem o objetivo de contribuir para o entendimento sobre os impactos ambientais e as violações de direitos humanos que enfrentam os povos da Amazônia, sobretudo as populações indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas que têm pouco visibilidade na mídia nacional. A iniciativa conta com a parceria da organização InfoAmazônia e recebe o financiamento da Aliança pelo Clima e Uso da Terra – CLUA.

Acessem o link: https://youtu.be/9S1mNrRVG-c

Envie seu Comentário

comments