Carta dos ribeirinhos

Carta dos ribeirinhos

“Como se não bastassem as queimadas,
Como se não bastasse o desmatamento,
Como se não bastassem as usinas,
Como se não bastasse o esquecimento,
Agora vem este vírus aumentando nosso sofrimento”

Há décadas nossas comunidades ribeirinhas lutam pela sua sobrevivência, em todos os sentidos, sempre às margens e longe daquilo que seria o ideal e digno para o povo ribeirinho.
Mas desta vez há algo mais preocupante, um vírus mortal que pode, é já está levando consigo, nossas matriarcas e patriarcas, detentores da nossa sabedoria e conhecimentos.

Ainda há muito a nos ensinarem. Ainda não é tempo de nos deixarem. A força, a saúde deles é visível ao olharmo-los, mas é perceptível a ameaça eminente vinda com o esquecimento.
Postos de saúde sem estrutura para recebê-los, para testá-los, para transportá-los. Nunca houve o cuidado adequado, e desta vez, com todo esse caos maior ainda, está pior.

Muitos recebem seus benefícios na capital, Porto Velho, algo que por si só já representa um grande fardo para nossos ribeirinhos. Não há caixas eletrônicos, barco-banco, barco cartório, nada, nada que diminua o desgaste e sofrimento da viagem à cidade. Mas desta vez, alem de cansativo, é perigoso, pois o risco de levar consigo a enfermidade, e esta atingir outras pessoas, é muito grade, e já está acontecendo. ALGO PRECISA SER FEITO, pelo menos pra diminuir este risco.
Sempre estivemos de braços abertos para receber amantes da cultura ribeirinha, universidades, faculdades, escritores, artistas, ONGs e vários outros grupos organizados para desfrutarem e compartilharem conosco de toda a alegria e tudo de bom que existe em nossas vilas. Agora viemos pra pedir a ajuda dos mesmos para que nosso CLAMOR seja ouvido.


Torcemos que tudo isso passe logo para que possamos festejar, brincar, dançar, cantar e fazer tudo o que já estamos acostumados e amamos fazer, mas enquanto esse dia não chega,
PEDIMOS SOCORRO.

cobid19 #ajuda #ribeirinhos

Envie seu Comentário

comments