Fotos tiradas pelos indígenas mostram pontos onde árvores foram derrubadas e motocicletas usadas por madeireiros; território ficou mais vulnerável após redução de unidades de conservação pelo governador Marcos Rocha
Mês: abril 2022
ATAQUES CONTRA JORNALISTAS: DADOS REVELAM OS DESAFIOS DE SER COMUNICADORA NO BRASIL
Agência Patrícia Galvão, Por Eliane Barros – Alvos constantes de agressões (44,3%), restrições na internet (34,4%), discursos estigmatizantes (16,4%) e processos judiciais (4,9%). Os dados do relatório Violência de gênero contra jornalistas, lançado em março deste ano pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio do Global Media Defence Fund, da UNESCO, revelam as dificuldades de ser comunicadora no Brasil.
Leia MaisBrasil: o apetite sem fim da megaburguesia
Economista Eduardo Costa Pinto aponta: em meio ao empobrecimento dos trabalhadores e da classe média, lucros das maiores empresas cresceram 22%. Redução dos salários é o principal fator: elas desistiram da tecnologia e apostam na chibata.
Leia MaisNo Brasil de Bolsonaro, pobreza faz alimentos quase vencidos se popularizarem
DCM – Com a crise na economia brasileira imposta governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), mercados têm vendido produtos quase vencidos por preços mais baratos. Na região periférica da capital de Fortaleza a venda de produtos alimentícios com o prazo de validade próxima do vencimento tem se popularizado.
Mídia corporativa esconde vitória histórica de Lula na ONU
Até início da tarde, Folha, Estado, Globo e G1 não deram nenhuma matéria sobre a decisão do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas que confirmou a parcialidade de Sérgio Moro.
Leia MaisDepressão cresce 40% no Brasil entre período pré-pandemia e início de 2022, mostra pesquisa
R7 – Depressão cresce 40% no Brasil entre período pré-pandemia e início de 2022, mostra pesquisa.
Leia MaisMais de cem mil famílias foram afetadas em uma década de conflitos no campo na Amazônia
A Pública – O ano de 2020 marcou um triste recorde na Terra Indígena (TI) Kaxarari, localizada no oeste do município de Porto Velho, capital de Rondônia. De junho a agosto, houve três episódios conflituosos envolvendo madeireiros, empresários e o governo federal, que ocorreram após uma ação das Forças Armadas que patrulhou a TI, segundo o Ministério da Defesa, para tentar coibir o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.
Leia MaisGasolina mais cara da história faz da prévia da inflação de abril a mais alta desde 1995
Witness oferece oficina sobre uso de vídeo com celular na defesa dos Direitos Humanos em Porto Velho
Será nesta terça-feira, 26, a oficina da Witness Brasil, uma organização internacional que apoia e treina ativistas e cidadãos ao uso do vídeo feito com celular para expor violações de direitos humanos.
Leia MaisVisão do Correio: Pobre Brasil que empobrece mais
Por Correio Braziliense – O foco do governo na reeleição do presidente Jair Bolsonaro e os radares políticos voltados para as sucessivas crises estão cegando o debate sobre uma realidade cruel e que pode nos condenar a muitos anos de baixo crescimento econômico: os efeitos perversos da inflação alta e da queda da renda dos trabalhadores, que resultam no aumento da desigualdade social, com o crescente empobrecimento da população brasileira.
Leia Mais