Esquerda migra em massa para Bluesky em resposta aos ataques de Elon Musk; Lula deve considerar adesão

Esquerda migra em massa para Bluesky em resposta aos ataques de Elon Musk; Lula deve considerar adesão

Esquerda migra em massa para Bluesky em resposta aos ataques de Elon Musk; Lula deve considerar adesão

247 – Diante de uma série de ataques direcionados a figuras políticas e instituições brasileiras, em especial o Supremo Tribunal Federal, pelo bilionário de extrema-direita Elon Musk, personalidades e membros da esquerda brasileira, particularmente do Partido dos Trabalhadores (PT), iniciaram uma movimentação significativa rumo à rede social Bluesky.

Este fenômeno, que começou ontem, conta com a participação ativa de figuras como Lindbergh Farias, Jean Wyllys, Randolfe Rodrigues, além de militantes e membros do governo, incluindo Paulo Pimenta e Jorge Messias, cita Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A decisão de abandonar o X, plataforma social anteriormente conhecida como Twitter e atualmente sob o controle de Musk, para o rival Bluesky, reflete um esforço conjunto para minimizar a presença na plataforma de Musk em meio a seus ataques contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil 247 já estabeleceu sua presença na Bluesky, junto com vários de seus jornalistas, fortalecendo a representatividade e o alcance da plataforma entre o público brasileiro.

Parte do movimento inclui a expectativa de que o próprio presidente Lula se junte à migração, estabelecendo uma presença no Bluesky. Lula, conhecido por sua abordagem reservada nass redes sociais, mantém perfis ativos no X, Facebook, Instagram e TikTok.

A tensão entre Musk e autoridades brasileiras escalou após o bilionário, aliado de Jair Bolsonaro — que enfrenta investigações pela Polícia Federal por tentativas de golpe de Estado —, lançar uma série de acusações contra o ministro Moraes em sua plataforma X. Musk acusou Moraes de implementar um “regime de censura”, uma alegação vista como parte de sua oposição às investigações sobre a tentativa de golpe.

Em resposta, o presidente Lula condenou as ações de Musk, afirmando que o magnata da tecnologia não tem autoridade para atacar as instituições brasileiras. Lula reforçou que o povo brasileiro está determinado a não mais se submeter a influências externas desestabilizadoras.

A personalidade explosiva de Musk e seu ativismo político vêm custando caro. Além de poder ser forçado a retirar sua plataforma social do Brasil, o valor de mercado da empresa vem caindo drasticamente. Em janeiro deste ano, o valor do X caiu 71% desde sua compra por Musk, em outubro de 2022.

 

Envie seu Comentário

comments