“Muitas mortes poderiam ter sido evitadas e muitas famílias foram destroçadas. Estudos brasileiros comprovam que, além do boicote às práticas de prevenção, o chefe da nação, ativamente, concorreu para a disseminação da pandemia no país”, escrevem os epidemiologistas em carta publicada no 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia da ABRASCO.
Blog Painel Político – O deputado estadual Eyder Brasil (PSL) deixou um grupo de atletas de basquete em uma situação extremamente complicada, que pode custar a final do campeonato a ser realizado em Salvador (Bahia) que acontece entre os dias 8 a 13 de dezembro próximo.
A expectativa era de que em 2022 o bloco mais democrático da capital voltasse às ruas para o desfile das cores e fantasias. Com pouco mais de 50% da população do estado totalmente imunizada e o anúncio da prefeitura de Porto Velho de que mais de 60 mil pessoas não tomaram sequer a primeira dose, a diretoria do Pirarucu do Madeira informou que pelo segundo ano consecutivo não vai colocar o bloco na rua.
NOTA PÚBLICA – Após diversas violações aos direitos básicos do Povo pela operação de guerra encampada pela Polícia Militar de Rondônia, do Governador Marcos Rocha e seu Secretário de Segurança Pública, José Hélio Cysneiros Pachá, e da Força Nacional, de Jair Bolsonaro, como a tentativa de remoção ilegal dos camponeses dos acampamentos Tiago Capim dos Santos e Ademar Ferreira; a execução dos camponeses Gedeon e Rafael, em outubro/2021; assassinato de dois camponeses, em setembro/2021; a execução dos camponeses Amarildo, Amaral e Kevin, em agosto/2021; a contaminação da água dos camponeses durante a operação de “reintegração de posse”; e a destruição das casas, pertences e produção de inúmeros camponeses em Rondônia, somente neste último semestre, ocorreu hoje, dia 23 de novembro de 2021, mais uma violação do direito do povo em Rondônia.
Tv Cultura – Duas das mais importantes lideranças indígenas atuais, Almir Suruí e Txai Suruí são os entrevistados do Roda Viva da próxima segunda-feira (29).
Revista Piauí, por Taís Seibt, Luiz Fernando Toledo e Renata Buono – Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, o número de pedidos ao governo federal com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) no Brasil subiu 19% em relação ao ano anterior. No mesmo intervalo, os pedidos de informação a agências federais com base na lei de acesso dos Estados Unidos, a Freedom of Information Act (FOIA), tiveram queda de 9%.