ADUNIR DEFENDE O AMPLO DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA UNIR E DESTACA A POSIÇÃO DO ANDES CONTRA A EBSERH

ADUNIR DEFENDE O AMPLO DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA UNIR E DESTACA A POSIÇÃO DO ANDES CONTRA A EBSERH

A Fundação Universidade Federal de Rondônia, precisa e muito de um Hospital Universitário para fortalecer e dar maior suporte aos seus cursos da área de saúde principalmente ao curso de Medicina. A comunidade Universitária tem consciência disso, e a sociedade rondoniense precisa desses serviços.

O problema é quando se faz de uma necessidade, a “urgência” para malabarismos políticos, e interesses difusos, travestidos de boas intenções, em nome do bem servir ao público.
A pergunta que nos fazemos, é, porque tanta urgência, em promover uma audiência pública, para discutir um assunto de tamanha seriedade, sem que os atores mais interessados, tenham se debruçado sobre ele, de forma a estudá-lo, debatê-lo, esclarecê-lo, e assim, de forma mais democrática, dar maior publicidade sobre algo que é de importância vital para todos?

Quer nos parecer, que todo este esforço, sobre a articulação da Reitoria da UNIR e Assembleia Legislativa, em pleno processo eleitoral, vem muito mais no sentido de uma peça publicitária, de marketing político, no sentido de dar maior visibilidade a determinadas figuras políticas, que de fato, o interesse público.

Durante todo esse mandato, o Governo federal nunca levou a sério a educação de nível superior.

Muito pelo contrário, tudo tem foi feito no sentido de sucateá-lo. Some-se a isso, os últimos escândalos envolvendo o Ministro da Educação, investigado por corrupção em sua pasta por uma CPI. Há propósitos em discutir algo tão sério num clima conturbado como este?

Por último e de mais relevância, o EBSERH, é o caminho mais fácil para o processo de privatização dos Hospitais Universitários, com graves consequências para a autonomia das nossas Universidades Públicas Federais.

“A reitoria entrou no jogo do balcão de negócios com políticos. Enquanto o governo corta milhões do orçamento da UNIR, a reitoria se enrosca na teia da política eleitoreira dos mesmos políticos que o apoiam, se fazendo acreditar que teremos um hospital universitário como defendemos historicamente nas IFEs. Antes de uma Audiência Pública sobre Hospital Universitário, a reitoria deveria ter feito uma ampla discussão com a comunidade acadêmica, especialmente com o núcleo de saúde e isso não ocorreu. Ao que tudo indica é um acordo eleitoreiro do governo federal e estadual que envolve também a EBSERH. A ADUNIR como seção sindical do ANDES-SN tem o compromisso de continuar a luta pela revogação da criação da Ebserh, conforme nossas resoluções congressuais; de denunciar o que está ocorrendo nos espaços onde essa Empresa foi implementada; e de fomentar o debate junto com as seções sindicais sobre os danos desta forma de gerenciamento dos serviços públicos, que, na prática, desvia os recursos públicos pra inciativa privada. Somente mediante a recomposição orçamentária nas Instituições de Ensino Superior e a luta pelo investimento na educação e saúde públicas teremos hospitais universitários de fato”, afirmou a presidente do Sindicato dos Professores da Unir – Adunir, Marilsa Miranda

Envie seu Comentário

comments