Darwin sobre o Brasil em mil oitocentos e alguma coisa

Darwin sobre o Brasil em mil oitocentos e alguma coisa

placa_caminhos_de_darwin_291x218

“Os brasileiros, até onde vai minha capacidade de julgamento, possuem somente uma pequena quantia daquelas qualidades que dão dignidade à humanidade”, escreveu em 3 de julho de 1832.

“Ignorantes, covardes e indolentes ao extremo; hospitaleiros e bem-humorados enquanto isso não lhes causar problemas”, completa. O que mais chocou Darwin em sua passagem pelo Brasil foi, sem dúvida, o tratamento dado aos negros.

Darwin ficou tão horrorizado com a hipocrisia, a injustiça, a falta de civilidade e a grosseria: “Se ao que a natureza concedeu aos brasis o homem acrescesse seus justos e adequados esforços, de que país poderiam jactar-se seus habitantes! Mas, onde a maioria ainda está em estado de escravidão e onde o sistema se mantém por todo um embargo de educação, fonte principal das ações humanas, o que se pode esperar, a não ser que o todo seja poluído por sua parte? .

O jovem naturalista percebeu a tragédia brasileira na origem: “Não importa o tamanho das acusações que possam existir contra um homem de posses, é seguro que em pouco tempo ele estará livre. Todos aqui podem ser subornados”.

Fonte: extraído de artigos da Folha

Envie seu Comentário

comments