Página de humor trata com seriedade assunto das queimadas no estado e lança tag #PrayforRondonia: o Mundo conhece a nossa tragédia particular

Página de humor trata com seriedade assunto das queimadas no estado e lança tag #PrayforRondonia: o Mundo conhece a nossa tragédia particular

pray
O movimento iniciado na página Humor em PVH alcançou os rincões brasileiros através do Twitter. Fica a pergunta: o que os órgãos brasileiros farão a respeito?

Marcos Rocha rezou no dia do seu aniversário: o rondoniense reza hoje, por conta das queimadas, e espalha a tag #PrayforRondonia no Twitter

EDITORIAL PUBLICADO PELO RONDÔNIA DINÂMICA

Porto Velho, RO – Não há, até o momento, qualquer manifestação oficial das hostes governamentais acerca das queimadas – e da subsequente fumaceira – que acoberta, por ora, todo o estado de Rondônia.

E não estamos falando apenas dos riscos relacionados à saúde: o assunto já chegou às raias da morte, quando, por exemplo, um casal foi incendiado vivo pelo fogo que se alastrara em assentamento na Zona Rural de Machadinho d’Oeste.

Romildo e Eidi morreram carbonizados – e abraçados.

Enquanto o governador Coronel Marcos Rocha (PSL) dorme em berço esplendido traçando como meta principal deste sábado (17) angariar novos filiados à sua legenda, o rondoniense passa por sufocos aos quais jamais havia se deparado outrora.

Às margens das rodovias, os cidadãos se arriscam a fim de denunciar a nossa tragédia pessoal: ostentamos, ao mesmo tempo, todos os infernos de Dante Alighieri – incluindo o gelado que, de maneira sintomática, pode ser concebido em analogia pelo cruzar de braços das autoridades competentes.

Também se mantêm em estado letárgico de atuação o estafe administrativo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam/RO).

O secretário Elias Rezende de Oliveira; Edgard Menezes Cardoso, o adjunto; e Davi Machado de Alencar, diretor-executivo da pasta, não se incumbiram da missão de traçar no mínimo um planejamento estratégico para combater o fogaréu que assola Rondônia.

A prostração do grupo de Marcos Rocha diante da proliferação metastática do problema gerou intervenção do Tribunal de Contas (TCE/RO).

LEIA
TCE determina que gestores do Estado informem sobre medidas de prevenção e combate a queimadas em Rondônia

Vídeo gravado às margens de rodovia rondoniense ganha o mundo através do Twitter

A Corte, então, estabeleceu prazo para que os gestores do Estado informem sobre as medidas adotadas “quanto à execução das ações contidas no Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais ou outros similares”.

A decisão do conselheiro-substituto Erivan Oliveira da Silva foi proferida foi no dia 08; neste sábado, enquanto o PSL recruta novos membros, a exigida pelo órgão de controle e esperada pela sociedade é protelada para sabe-se lá quando.

Agora, se os mandatários do Palácio Rio Madeira não estão nem aí para quem os colocou em seus respectivos assentos, por outro lado, sim, há quem se importe.

Uma campanha deflagrada pela página Humor em PVH atiçou rondonienses e demais brasileiros para elevar a tag #PrayforRondonia [reze por Rondônia]. A ideia, desde o começo, era alertar autoridades de todo o Planeta Terra sobre o que está acontecendo aqui.

A tag chegou a ficar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, mas, a despeito da colocação interna no ranking virtual, comunidades internacionais também tiveram a oportunidade de se compadecer pelo estado situado à Região Norte do País.

Ao inverso das atribuições, uma página de humor trata de um assunto sério enquanto, paralelamente, libero-conservadores gargalham da versão rondoniense de ‘‘A Divina Comédia’’.

É, Marcos Rocha, #PrayforRondonia.

Envie seu Comentário

comments